1º Centro de Excelência em Fruticultura do País será inaugurado no Sertão do São Francisco, na segunda (23)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Na próxima segunda-feira (23), o município de Juazeiro, no Norte da Bahia, inaugurará o primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do País. “A iniciativa vai beneficiar também produtores do Sertão pernambucano, especialmente Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Lagoa Grande, Belém do São Francisco e Petrolândia”, declara o presidente da Faepe (Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão), Pio Guerra.

De acordo com Guerra, o equipamento deverá  elevar o nível da fruticultura da região à medida que viabilizará a capacitação técnica dos envolvidos nos processos produtivos.  A entrega da obra ao lado do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura da Bahia, João Martins, entidades responsáveis pela implantação da escola.

A região do Vale do São Francisco é referência no fornecimento de frutas para os mercados interno e externo, com destaque para o cultivo de uva e manga nas cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Em seus 120 mil hectares irrigados são produzidos mais de um milhão de toneladas de frutas, com destaque para uva de mesa e manga. Outras culturas também são desenvolvidas na região, como a goiaba, coco verde, melancia, maracujá e banana, gerando um faturamento anual que alcança cerca de R$ 2 bilhões.

Vale salientar que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo. Os dois primeiros são China e Índia, respectivamente. A expectativa é que o País dobre a produção em cinco anos e aumente, em pelo menos 50%, o volume de exportações. “Diante dessas projeções, é de suma importância viabilizar o acesso do produtor a um completo espaço de formação, a fim de disseminar conhecimento, inovação e incentivar a pesquisa e o empreendedorismo” afirma Guerra.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário