2ª sessão do ‘First Friday’ abordará a participação de animais silvestres na febre maculosa

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), situado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em seu projeto científico-cultural ‘First Friday’, convida a comunidade local e acadêmica para sua segunda sessão de 2018 às 16h no dia 02 de março, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga. O tema proposto é “Participação de Animais Selvagens na Febre Maculosa Brasileira” a ser ministrado pelo professor permanente dos Cursos de Pós-graduação em Ciência Animal; e em Ciências Veterinárias no Semiárido (Univasf) e Professor colaborador do Curso de Pós-graduação em Ciência Animal Tropical (UFRPE),  Maurício Claudio Horta.

A Febre Maculosa é conhecida no Brasil e no mundo há mais de um século. Trata-se de uma enfermidade causada pela bactéria Rickettsia spp. e transmitida aos seres humanos por carrapatos, pulgas, piolhos e ácaros vetores. Ocorre em todas as regiões do Brasil e em algumas regiões apresenta altos índices de letalidade. No estado de São Paulo,por exemplo, entre os anos 1998 e 2013, foram notificados 521 casos da doença e em 2016 foram confirmadas três mortes por febre maculosa até setembro. A participação de alguns animais selvagens como capivaras e gambás assume grande importância na manutenção do agente na natureza.

First Friday

Uma vez por mês, o Museu de Fauna fica aberto até 18 horas para uma discussão científica emocionante seguida de happy hour e um passeio pelo Museu, onde a pessoa conhecerá o acervo de cerca de 40 peças de animais silvestres taxidermizados, todos do bioma Caatinga. Esse é um programa para um público de todas as idades interessado em discutir de forma dinâmica CIÊNCIA. Com início previsto para as 16 horas, as palestras têm duração mínima de 1 hora. A entrada é limitada em 100 participantes que devem realizar sua inscrição (informando seu nome completo, CPF, telefone e e-mail) no valor de R$ 15,00 até a quinta-feira que antecede o evento na recepção do CETAS Cemafauna.

A coordenação comunica ainda que para receber o certificado é preciso participar do primeiro ciclo das cinco sessões que acontecerão ao longo desse primeiro semestre. Aos participantes também será concedido o transporte para deslocamento do Cemafauna até a Univasf centro após o encerramento da sessão.

Sobre o palestrante

Graduação em Medicina Veterinária. Residência em Medicina Veterinária Preventiva. Mestrado, doutorado e pós-doutorado em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses. Professor na Univasf desde 2009. Professor permanente dos Cursos de Pós-graduação em Ciência Animal; e em Ciências Veterinárias no Semiárido (UNIVASF); Professor colaborador do Curso de Pós-graduação em Ciência Animal Tropical (UFRPE).

Serviço

First Friday – 2ª sessão de 2018

Tema – ‘ Participação de Animais Selvagens na Febre Maculosa Brasileira ‘

Data – 02/03/2018

Horário – 16h

Local – Auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Univasf, BR 407, Km 12, lote 543, Projeto de Irrigação Nilo Coelho – S/N C1 em Petrolina-PE.

Outras informações – (87) 2101-4821

Ascom

Deixe seu comentário