Afraniense Maria Leite será homenageada com nome na nova ciclovia da orla de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Maria Leite Cavalcanti de Macedo nasceu em 23 de fevereiro de 1923 na cidade de Afrânio-PE, onde casou-se com Altino Coelho de Macêdo e tiveram 7 filhos.

Mulher generosa, acolhedora, caridosa e muito engajada socialmente, Dona Leitinha – como era mais conhecida, sempre se empenhou em estender a mão, oferecer abrigo e ajudar pessoas necessitadas que vinham do campo para tratar da saúde, oportunizar negócios e buscar formação educacional.

Em 1973, mudou-se para a terra do avô, um líder político que chegou a ser eleito como o segundo prefeito de Petrolina-PE, cidade que Leitinha escolheu para terminar de criar os filhos e dar continuidade ao trabalho social que desenvolvia com os conterrâneos carentes da atenção do poder público.

E foi com a grandeza solidária contidas em pequenos gestos de ajuda ao próximo que sua casa se tornou referência e parada obrigatória para os conhecidos que vinham do interior e precisavam de algum tipo de suporte, desde um pernoite, alimentação, encaminhamento ou acompanhamento no tratamento de saúde.

Mesmo sem possuir formação escolar formal, Leitinha foi uma mulher politizada, crítica e combativa das injustiças sociais, se mantendo sempre atualizada sobre as questões locais e nacionais, cobrando e reivindicando – por meio de cartas às autoridades políticas (deputados, governadores, presidentes da República, etc.) – mais atenção e menos descaso diante da inexistência de políticas públicas capazes de contemplar as angústias do coletivo que era o seu horizonte humano.

A amplitude, integridade de caráter, disponibilidade para ajudar o próximo e a simplicidade de uma mulher de personalidade forte fizeram de Leitinha uma liderança popular presente na memória afetiva de uma de região, que ela também contribuiu para ver crescer e se desenvolver. Por isso, o legado e a história dessa distinta cidadã merecem ser perpetuados para ajudar a narrar a saga de um cidade para o futuro das próximas gerações.

Related Posts