Alunos de graduação de Petrolina protestam contra cortes de bolsas do programa de iniciação à docência mantido pela Capes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemimagem2Estudantes que recebem bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior) por meio do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), saíram às ruas de Petrolina na manha desta segunda-feira, dia 6, para protestar contra os cortes do governo federal em atividades da Capes relacionado ao Pibid. Eles integraram o dia de protestos do programa que ocorre em todo o país.

Segundo alunos que estavam no protesto, o movimento estava reivindicando a permanência das bolas do Pibid que estão ameaçadas diante do corte de R$ 11 milhões do Ministério da Educação para o trabalho no segmento. O programa conta com alunos de várias instituições do ensino superior em Petrolina como a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), UPE (Universidade de Pernambuco) e IF-Sertão (Instituto Federal do Sertão Pernambucano). Só dá Univasf, são 200 bolsistas que dependem dos recursos para se manter e continuarem os estudos.

O Pibid é um programa da Capes que visa a preparação dos futuros professores para o ingresso na profissão. Se os alunos não puderem continuar no programa caso o corte das bolsas aconteça. milhares de alunos estarão prejudicados futuramente.

Os estudantes presentes à manifestação, informaram ainda que o MEC tinha anunciado cortes de 50% nas bolsas do programa para julho, mas já adiantou que esses cortes podem chegar a 90% até o final do ano e os bolsistas e professores que integram o Pibid, resolveram ir pra rua para evitar a suspensão do programa.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário