ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE AFRÂNIO

Discurso pronunciado pelo Deputado GONZAGA PATRIOTA – PSB/PE

Na Sessão do dia 05/06/2012.

 

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Nesse final de semana, Afrânio cidade do Sertão de Pernambuco, comemorou seu aniversário de emancipação política com muita festa e alegria do seu povo.

Afrânio é um município brasileiro no extremo oeste do estado de Pernambuco. O município é formado pelos distritos: Afrânio (sede), Arizona, Cachoeira do Roberto e Poção do Afrânio, além dos povoados de Caboclo e Extrema. O município de afrânio foi criado em 20 de Dezembro de 1963, porém o povoado surgiu em 1864.

Por volta de 1918, onde hoje se localiza a cidade de Afrânio existia uma fazenda denominada Inveja, de propriedade de Francisco Rodrigues da Silva, depois comprada por Sebastião Coelho.

A população teve início nesse local a partir da construção da Estrada de Ferro Petrolina-Teresina, sendo ali inaugurada e Estação Inveja em 31 de outubro de 1926.Em 31 de junho de 1927 a denominação do pequeno povoado foi mudada para São João por Frei Fortunato na ocasião em que celebrava ali a primeira missa e lançava a pedra fundamental da construção da igreja de São João Batista. O iniciador da capela foi Joaquim Manoel Gomes (Joça) que pediu a permissão do frei José para Dona Ana de Lima Ramos na mesma época ao invés de fazer esforço para celebrar as novenas no Caboclo, celebrasse lá mesmo. Na mesma época chegou Jubelino Albuquerque Cavalcanti, sugerindo então que São João Batista fosse padroeiro da localidade.

Em 1932, o povoado de São João passou a categoria de vila e logo depois a distrito de Petrolina, sendo comumente chamado de São João de Afrânio, em referência ao engenheiro da estrada de ferro, o Ministro da Viação e Obras Públicas, Afrânio de Melo Franco, pai do jurista Afonso Arinos de Melo Franco.

Pelo decreto Lei Estadual nº 235 de 9 de dezembro de 1932, Senhor Presidente, o distrito de Afrânio adquiriu parte do território de cachoeira do Roberto também integrante do município de Petrolina. Finalmente, através da lei estadual nº 4.983 de 20 de dezembro de 1963, Afrânio foi elevado à categoria de município autônomo desmembrando-se de Petrolina, elevando-se a cidade cuja instalação se deu em 31 de maio de 1964; sendo que na condição de primeiro prefeito “nomeado” cabia a Jose Cavalcanti Ramos (Zelice), que escolheu a data de instalação do município pela em 31 de maio, que era data do aniversário de sua mãe, Petronila Ramos Cavalcanti, que ele julgava uma pessoa relevante na vida comunitária do lugar.

Localiza-se a uma latitude 08º30’54” sul e a uma longitude 41º00’18” oes-te, estando a uma altitude de 522 metros. Sua população estimada em 2009 era de 17.445 habitantes. Possui uma área de 1.488,6 km². É a cidade mais distante da capital pernamucana.O IDH-M é de 0,634.Com eleitorado totalizando 13.107.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. Em Afrânio comemora-se o aniversário da cidade em 31 de maio, logo depois vem os festejos juninos(com grandes bandas, quadrilhas, atrações locais), o reveillon é no povoado do Caboclo (com grandes bandas e show pirotécnico), e ainda tem a festa do divino no distrito de Cachoeira do Roberto.

O esporte do momento no município é o futsal, existem varias quadras espalhadas na sede e no interior. Outro esporte do momento é o judô, e aos poucos esse esporte fica mais forte do município, e já têm algumas conquistas intermunicipais e estaduais.

Gostaria, Senhor Presidente, de cumprimentar a todos os cidadãos de A-frânio pela passagem de sua emancipação política, especialmente, seu competente prefeito Carlos Cavalcanti que não tem medido esforços para tornar Afrânio uma cidade que se desenvolve mais a cada dia.

Fonte: Ascom Dep. Gonzaga Patriota

Blog do Banana

Deixe seu comentário