Campanha de vacinação contra a gripe começa amanhã em Petrolina

Seguindo o cronograma nacional de vacinação, Petrolina iniciará amanhã (05) a sua campanha de imunização contra a influenza, com um Dia D. Neste primeiro momento da ação, as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família e também em vários postos extras distribuídos pela cidade, das 8h às 17 horas. O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a dois anos incompletos, gestantes e idosos a partir de 60 anos, que poderão se vacinar até o dia 25 de maio.

O Dia D da Campanha acontece no Dia Nacional de Mobilização Contra a Influenza, data escolhida para chamar a atenção da população para a importância da vacinação. “O nosso objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes do vírus da gripe. Buscamos proteger os grupos mais vulneráveis para impedir o agravamento da doença”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Kátia Coutinho, informando que a vacina imuniza contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2011, quando foi ampliado o público-alvo da campanha, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1, foram 53 óbitos, contra 148 do ano anterior. Já o número de casos graves notificados houve redução de 44%, de 9.383 para 5.230. A Campanha imunizou 25, 134 milhões de pessoas em todo o país. Em Petrolina, mais de 26 mil pessoas foram vacinadas.

Postos extras de vacinação, válidos apenas para o dia 05 de maio:

Bom Preço do bairro Atrás da Banca;

Colégio Pio XI (Centro);

Creche Tia Ducinéia (Palhinhas);

Igreja do bairro Km-2;

River Shopping;

Associação de Moradores do bairro São José;

Associação de Moradores do bairro Vila Eduardo;

Escola Anésio Leão;

Rua 4, do bairro Dom Avelar;

Associação de Moradores da Vila Rotary;

Escola Laurita Coelho (Loteamento Recife);

Escola Paiva Neto (Jardim Amazonas);

Centro de Convivência de Idosos (Alto do Cocar).

 

Texto: Eneida Trindade

Blog do Banana

Deixe seu comentário