Cidadania: O Brasil que envelhece

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA Caravana de Direitos humanos para o Envelhecimento Digno ,já está em Petrolina. A programação também já está pronta. O encontro vai acontecer no auditório da FACAPE- Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

O Brasil está ficando mais velho, e rápido. Com o aumento da expectativa de vida e a queda na taxa de fecundidade (número de filhos por mulher), em menos de 40 anos 30% da população será formada por idosos, segundo o IBGE. A projeção acende um sinal amarelo para implementação de reformas nas áreas previdenciárias e de saúde, e aumentar investimentos em políticas sociais voltadas à terceira idade. Os nossos anciãos correm o risco de chegar à velhice sem condições de manter a qualidade de vida.

Nos dias 22,23 e 24 acontece o encontro com a “Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno”,onde serão discutidos assuntos referentes ao crescimento populacional dos idosos no Brasil ,bem como discutir as políticas sociais para a terceira idade no município. A caravana que já passou por várias cidades de estado de Pernambuco, reunirá no município, gestores de políticas públicas, prefeitos, promotores de Justiça e dirigentes de Instituições de longa permanência.

Célia Regina – Secretária de Cidadania discutiu com o prefeito Julio Lossio as políticas que alcançam os idosos na cidade. Segundo a secretária, o prefeito tem sido um critico nato no tratamento com os anciãos do município, e por isso acompanha de perto os programas que são voltados para a terceira idade.

“ Temos trabalhado para que os direitos dos idosos em Petrolina sejam estabelecidos. Os grupos de atenção ao idoso tem sido vital no tratamento para com os nossos anciãos. O prefeito tem sido um critico nato para que a Secretaria de Cidadania não deixe de alcançar os nossos idosos que precisam de toda a atenção que os programas sociais garantem” concluiu.

O encontro contará com apresentações culturais e ainda contará uma vasta programação para o público alvo. O “Café com prosa” abrirá a programação e logo após os idosos participarão do ciclo de palestras sobre a terceira idade que serão feitas durante o evento.

Estudo das Nações Unidas divulgado no início do mês revela que o Brasil ocupa a 31.ª posição entre os países que apresentam as melhores condições de vida para os idosos. Muito disso se deve à segurança de renda garantida, em grande parte, pela Previdência Social. Segundo o levantamento realizado em 91 países, quase a totalidade das pessoas com mais de 60 anos no Brasil recebe algum tipo de pensão ou aposentadoria.

ASCOM- Cidadania

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário