Conselheiro de Cultura do Parque Asa Branca e vereadora Cristina Costa solicitam empenho do senado em defesa do Museu Luiz Gonzaga

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O jornalista Ney Vital, membro do Conselho de Cultura do Parque Aza Branca (Museu Luiz Gonzaga-Exu-Pernambuco), esteve reunido em Petrolina com o senador Humberto Costa (PT) e a vereadora Cristina Costa (PT). Na oportunidade foi solicitado o empenho do senador para destinar uma Emenda para contribuir com a revitalização do Parque Aza Branca e comemoração do Dia Nacional do Sanfoneiro, data festejada no dia 13 de dezembro dia do aniversário de Luiz Gonzaga.

De acordo com Ney Vital, o prazo para apresentação de emendas ao orçamento é uma opção viável neste momento. “A visita de Lula, ex-presidente a Exu, me fez em nome das centenas de associações e grupos de gonzagueanos espalhados pelo Nordeste dialogar e propor ao senador que através da ONG Asa Branca apresente um projeto cultural para ser desenvolvido no Parque Asa Branca que necessita de uma revitalização. Os recursos das emendas ajudariam a reforçar também a implantação e modernização dos equipamentos culturais do Museu”, disse Vital.

Ney Vital explica que Exu é proprietário do maior acervo simbólico da vida e da obra de Luiz Gonzaga e o Parque enfrenta uma situação de penúria para manter acesa a memória do músico. Com dificuldades para arcar com as despesas e sem manutenção, o espaço, construído pelo próprio Luiz Gonzaga na terra natal, corre o risco de fechar as portas. .

O presidente da ONG Parque Aza Branca, que desde 2000 administra o equipamento cultural, Junior Parente, disse que toda contribuição é bem vinda. “As únicas fontes de renda do museu, atualmente, são as vendas de ingressos e a comercialização de lembranças aos visitantes”.

Uma das principais preocupações do presidente da ONG é a manutenção da estrutura física do parque, que conta com 3,7 hectares e abriga, além do museu dedicado à obra de Luiz Gonzaga, a casa que o músico construiu e morou em seus últimos anos e o mausoléu onde estão depositados os restos mortais dele e da família.

Desde 2009 que o Parque Aza Branca foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco pela Fundarpe. A última reforma geral ocorreu no final de 2013, custeada pelo governo estadual.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário