Dando início à jornada nacional de luta das mulheres Trabalhadoras Rurais Sem Terra ocupam sede do Incra de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Sem títuloCerca de 150 mulheres ligadas ao MST, oriundas das áreas de Assentamento da região Araripe do estado ocuparam  neste segunda feira(07) a sede do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/SR29 em Petrolina.

Em homenagem ao 8 de Março, dia internacional da Mulher, as trabalhadoras comemoram em ritmo de lutas organizadas e com pautas direcionadas aos órgãos responsáveis pela assistência de Acampados e Assentados do estado.

Alexandra Rodrigues de Lima, uma das lideranças do MST no estado explica que a jornada desse ano traz como temática, o “Combate ao Agronegócio em defesa da natureza e da alimentação saudável”.

É importante salientar que o Brasil é o pais que mais consome alimentos com agrotóxicos no mundo. a brasileiro consome cerca de 5 kg de venenos agrícolas por ano. Os dados fazem parte de um estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), baseado em informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esse fato alarmante responsabiliza diretamente o Agronegócio, que por sua vez utiliza-se principalmente do veneno para manter grandes proporções de produção de alimentos no país.

Ainda, Alexandra argumenta que o investimento e crédito “fácil” é direcionado à produção do Agronegócio. “Os pequenos agricultores, que de fato são os grandes responsáveis pela produção de alimentos saudáveis para o país ficam totalmente esquecidos produzindo sob condições precárias os alimentos que vão para a mesa do brasileiro”. Diz a líder.

Pauta específica do estado

A assistência técnica é um “gargalo” para os trabalhadores. Segundo Alexandra o programa terceirizado, ATE( Assistência Técnica) pelo Incra, vem sofrendo cortes orçamentais, que vai prejudicar diretamente o trabalhador rural, que precisa dessa assistência para que os projetos de incentivo a produção sejam de fato aplicados nos Assentamentos.

As trabalhadoras permanecem ocupadas na sede do Incra, e aguardam uma nova negociação que esta marcada para amanhã.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário