“Depois dos excessos de final de ano é hora de voltar à rotina”, orienta nutricionista da UPAE/IMIP de Petrolina

“Depois dos muitos excessos cometidos no final do ano é hora de voltar à rotina”, orienta a nutricionista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Uilla Soares. E o segredo, de acordo com a profissional, é buscar sempre equilíbrio.

“Não existe uma regra, pois cada pessoa tem um objetivo. Mas, existem algumas dicas gerais para uma vida saudável”, afirma. Entre essas dicas preciosas estão: hidratação; utilização de alimentos naturais; prática de exercícios físicos e o controle do estresse.

“Beba bastante água, sucos e água de coco. Inclua frutas na dieta, de preferência aquelas que contêm mais fibras e água, como melancia, melão, laranja, maçã e pêra. As frutas ajudam a repor as vitaminas e os minerais, e a fibra melhora o funcionamento do intestino, aumentando a sensação de saciedade. Utilize carboidratos que fornecem energia boa, encontrada nas raízes, como macaxeira, batata doce e inhame. Consuma alimentos ricos em antioxidantes como castanha do pará, castanha de caju e amendoim, em pequenas quantidades. E para dar uma desinchada aposte nos alimentos diuréticos, como couve, coentro, alface, rúcula, acelga, limão e outras frutas”, orienta.

Uilla ainda dá dicas para montar um cardápio ideal. O café da manhã, por exemplo, deve conter uma fruta, de preferência com casca. Essa fruta pode ser acompanhada de granola ou aveia. Escolha um carboidrato bom e algum derivado do leite acompanhado de sementes, como chia, linhaça ou gergelim. Também podem ser usados os queijos magros, como cottage, minas frescal, ricota ou coalho.

Para o almoço opte por saladas cruas, que são menos calóricas e têm mais fibras. O feijão pode ser uma boa opção, acompanhado de arroz ou macarrão integral. E uma fonte de proteína magra, dando preferência ao preparo cozido, assado ou grelhado.

À noite prefira algo mais leve, como uma salada acompanhada de uma proteína. Ou ainda um carboidrato bom, que pode ser uma tapioca pequena. Para os lanches prefira as frutas, iogurtes naturais, chás e água de coco.

“É bom ficar sempre atento às porções, pois o segredo é o equilíbrio. Faça escolhas certas, evite os excessos, se exercite e seja feliz consigo mesmo. Na dúvida, procure sempre a orientação de um profissional”, finaliza a nutricionista.

Ascom

Deixe seu comentário