Eduardo Campos e Gonzaga Patriota visitam cidades atingidas pela seca nas microrregiões do Pajeú e Moxotó

O Nordeste enfrenta a pior seca das últimas décadas. Em Pernambuco, a redução das chuvas no semiárido foi em média de 75%. Em alguns municípios, chegou a 92%. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com o objetivo de modificar esse quadro, visitou nesta quinta-feira (17) cidades atingidas pela estiagem e inaugurou obras permanentes para ampliar ou estabilizar o abastecimento de água nessas regiões.

O governador, juntamente com o deputado federal Gonzaga Patriota, os deputados estaduais Ângelo Ferreira e Júlio Cavalcanti, a prefeita Cleide Ferreira (Sertânia), os prefeitos Evandro Valadares (São José do Egito), Adelmo Moura (Itapetim) e José Vanderlei (Brejinho), além do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos e do presidente da Compesa, Roberto Tavares, visitaram vários municípios das regiões do Pajeú e Moxotó castigados pela estiagem, entre eles Sertânia, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim e Brejinho.

Em Sertânia, foi inaugurado o sistema de abastecimento de água do Distrito de Algodões. A obra já está em pleno funcionamento, atendendo a mais de 300 famílias daquela comunidade, e custou mais de 1 milhão de reais para instalação de nove mil metros de adutora. A Compesa construiu, também, um reservatório com capacidade para armazenar 50 mil litros.

Na localidade de Riacho do Meio, distrito de São José do Egito, Eduardo Campos assinou a ordem de serviço para construção de uma adutora que abastecerá a região e a sede do município, aproveitando a vazão histórica de um poço que está jorrando aproximadamente 24 mil litros de água por hora.

Já no Centro de Inclusão Digital, ainda em São José do Egito, o governador deu a ordem de serviço para a construção da adutora do Rosário, que possui 36 km de extensão e vai transportar água para o reservatório da Compesa. A visita terminou no município de Itapetim, onde Eduardo Campos assinou mais convênios para abastecimento de água do distrito de Brejinho, onde outro convênio foi assinado neste mesmo sentido, para a zona rural.

O deputado federal Gonzaga Patriota destacou as ações do Governo do Estado. “O governador do Estado tem se mostrado muito sensível com problema da seca que nos atinge. Primeiro, porque cresceu vendo Miguel Arraes lutar pelos trabalhadores mais carentes e, na qualidade de governador, tem feito por Pernambuco ações que nunca ninguém fez. Segundo, é um homem que não fica no litoral, ele vai ao Sertão, Agreste e outras regiões do estado, para conhecer de perto a realidade do homem sofrido do campo”, Gonzaga concluiu dizendo “essa seca é maior das últimas décadas, mas o sofrimento é menor porque temos um governador sério, trabalhador e um bom governo, que tem se mostrado sensível com a situação”.

Fonte: Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Blog do Banana

Deixe seu comentário