Educação e arte: teatro de bonecos vai levar aprendizado a escolas municipais de Petrolina

Um projeto da Prefeitura de Petrolina vai utilizar o teatro de bonecos como ferramenta para o aprendizado didático dos alunos. A iniciativa batizada de ‘Um Teatro em Cada Escola’, é coordenada pela Secretaria de Educação (Sedu) e vai contemplar 10 unidades escolares.

O projeto propõe equipar cada unidade com uma tenda-teatro, 15 bonecos e capacitação para professores.  “Trata-se de dispor bonecos articulados e uma tenda-teatro especialmente projetada para o ambiente escolar, bem como o incentivar aprendizado no seu manuseio artístico. Essa instrumentalização e prática do teatro de animação em sala de aula visa a criar no ambiente escolar uma disponibilidade lúdica para o aprendizagem didática”, explica Sebastião Filho, diretor teatral e coordenador do projeto.

As primeiras unidades que vão receber as formações serão as escolas Dom Antônio Malan, no dia 18 de julho; Eliete Araújo, no dia 4 de agosto; e Félix Manoel, a partir do dia 21 de agosto. “Essa ação é voltada todos idealizam uma sala de aula dinâmica, lúdica, participativa, interativa, interessada e com alto índice de aprendizagem de conteúdo didático. A proposta vai ao encontro desse ideal. Propõe a interação social  e expressão pessoal dos indivíduos em espaço educativo”, completa Sebastião.

Para Joelma Reis, diretora de Ensino da Sedu, o projeto é muito importante, pois ‘trabalha o desenvolvimento cognitivo e pessoal, estimula a criatividade, ações de leitura e com os processos de ensino-aprendizagem, colaborando com professores e alunos’.

Ascom

Deixe seu comentário