Emenda Parlamentar: uma ação política séria e não eleitoreira

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

É comum escutar que deputados estaduais e federais liberaram emendas parlamentares milionárias para os mais diversos municípios do Brasil. O que muitos brasileiros não sabem é que essas emendas precisam de acompanhamento e isto deve ser feito pelos parlamentares para que o recurso requerido seja realmente liberado e que a verba chegue ao seu destino final, beneficiando assim a população que tanto carece de obras que melhorem a ordem e o funcionamento das cidades.

Hoje, apesar de Petrolina contar com mais trêis deputados estaduais, Isabel Cristina (PT), Odacy Amorim (PT) e Adalberto Fernandes(PHS) que estão atualmente representando a cidade na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e com Fernando Filho (PSB) e Gonzaga Patriota (PSB), na Câmara dos Deputados do Brasil, pouco vemos de emendas que são liberadas para Petrolina. São parlamentares que receberam o voto e a confiança do povo, para que juntos pudessem contribuir para o crescimento do Estado de Pernambuco.

O que se discute aqui é que com tantos representantes da mesma cidade, em cargos importantes, que podem angariar recursos, pouco é feito pelo nosso sertão. Com exceção de Odacy Amorim, que está em seu primeiro ano de mandato, Fernando Filho está no segundo e Isabel Cristina também no segundo, já Gonzaga Patriota está no poder há 25 anos. De acordo com sua assessoria de imprensa, assim como demostra também em seu site, Gonzaga diz ter investido recursos superiores a um bilhão de reais, através de emendas individuais, coletivas, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de outras fontes da União.

A pergunta que muito fazem é: onde estão estas obras? Segundo a Constituição Federal, a emenda é um meio que o Congresso Nacional possui para contribuir com a elaboração do orçamento anual. Assim, os parlamentares podem enviar propostas encaminhadas pelo Executivo Municipal, para que os recursos públicos possam ser aplicados da melhor forma possível. São as emendas que garantem verbas para a construção de hospitais, unidades de saúde, quadras esportivas, praças, presídios, escolas, creches, entre outras obras de grande importância para o funcionamento de uma cidade. Acontece, que muitos parlamentares enviam as emendas, mas não acompanham o processo para garantir que o recurso realmente será liberado ou irá parar em uma gaveta qualquer. Passar 25 anos no poder, é tempo suficiente para se fazer muito por uma cidade e não apenas falar. O povo que ver obras concretas, construídas e não palavras jogadas ao vento.

Em Petrolina, estamos nos deparando com um fato inusitado nos últimos anos, graças aos esforços do prefeito Julio Lossio (PMDB), que atualmente não conta com aliados políticos no Parlamento, mas que não cansa de buscar benfeitorias para o município, contando assim com o apoio de outros partidários, muitos deputados, de outras cidades de Pernambuco, como Paulo Rubem, Carlos Eduardo Cadoca Bruno Araújo e Raul Henry, estão liberando verbas para a construção de obras públicas para Petrolina. Vale salientar que são políticos que não são da região e que praticamente não receberam voto algum na cidade.

 Nunca é demais lembrar que os atuais deputados deveriam seguir o exemplo no médico Nilo Coelho, que entrou para a política aos 26 anos, como deputado estadual e ainda teve mais quatro mandatos como deputado federal. Ainda temos como exemplo o ex-deputado Osvaldo Coelho, que muito fez por Petrolina, sobretudo pelos projetos irrigados, hoje considerados a maior fonte de renda do município com a produção e exportação de frutas. Política séria, se faz desta forma, usando suas programações orçamentárias para atender objetivos estabelecidos, representando uma ação política séria e não eleitoreira.

Blog do Banana

Related Posts

3 comentários

Lucas Dias 4 de novembro de 2012 - 10:30

Com fé em Deus, daqui a dois anos nos veremos livres desse malfasejo barbudo.

Responder
Marcelo Dias Souza 4 de novembro de 2012 - 10:28

Se somarem os salários e as verbas que a nação gastou com esse pseudo-deputado Gonzaguinha, a nação jogou dinheiro fora, pois duvido que todas as emendas que ele já conseguiu superem a dinheirama jogada fora em seus proventos gordos.

Responder
nenen 3 de novembro de 2012 - 9:31

Gonzaga é mestre em enviar o oficio e não finalizar o porocesso de contratação da emenda

Responder

Deixe um comentário