Escola de Petrolina promove jornada pedagógica visando 2018

Por Ricardo Banana
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As unidades Orla, Centro e Pré-Vestibular do colégio Plenus, em Petrolina, no interior de Pernambuco, concluíram na manhã desta quarta-feira (31) as reuniões de planejamento e definição do calendário escolar. A Jornada Pedagógica, como é conhecida, tem como objetivo orientar professores e coordenadores da escola quanto às ações, metodologias e novidades para o novo ano letivo.

O encontro teve início na noite da terça-feira (30), com a exibição do documentário ‘Humano’ (2016), do cineasta francês, Yann Arthus-Bertrand, e as boas-vindas aos professores e novatos. Nesta quarta, a jornada seguiu com um café da manhã entre os alunos aprovados no Enem e seus educadores, além das reuniões de coordenações para o planejamento de 2018.

A vice-diretora pedagógica do Plenus, Denise Martorelli, explicou no evento que a recepção afetuosa e o café da manhã, com direito a canção ‘Drão’, de Gilberto Gil e interpretada pelo cantor, compositor e diretor financeiro do colégio, Nilton Freittas, é uma forma de começar bem o ano, com as “baterias recarregadas”.

“Aqui somos uma família. A Jornada Pedagógica é para fazer ajustes no planejamento escolar, orientar educadores e corrigir eventuais erros; mas é também, e principalmente, um momento para acolhermos nossos professores e colaboradores, para que eles se sintam motivados para mais um ano”, disse Martorelli.

Coordenadora dos 9º anos e 1ª séries do Ensino Médio, a professora Patrícia Sá afirma que a integração e o acolhimento promovidos pelo Plenus são fundamentais para a valorização dos que fazem a escola. Participante dos dois dias do encontro, a educadora ainda ressaltou o documentário de Yann Arthus-Bertrand, que investiga as dores, amores e esperanças dos seres humanos.

“Já iniciamos o ano com um filme belíssimo que busca dar significado para as emoções humanas. E eu, como professora, entendi que nossa missão é levar felicidade para as pessoas. Fazer nossos jovens acreditarem em si mesmos, que eles são capazes”, comentou Sá.

De acordo com o coordenador de área do colégio, Genivaldo Nascimento, mais de 100 professores participaram do encontro acadêmico. As reuniões seguem as definições do ‘Caderno de Planejamento 2018’, e, além disso, cada educador organizará sua caderneta, levando em consideração as normas da escola específicas para cada curso, etapa e modalidade de ensino.

“É também preciso lembrar que eles [os professores] têm autonomia para ajustarem nossas orientações às suas metodologias, podendo até apresentarem sugestões que melhorem ainda mais a qualidade de nosso ensino”, conclui o coordenador.

CLAS Comunicação

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