Espaço do leitor: Denúncia de irregularidades na seleção do BOLSA PERMANÊNCIA na UNIVASF

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Há alguns anos a UNIVASF recebe uma verba do PNAES, que é o Plano Nacional de Assistência Estudantil, com o objetivo de promover a assistência estudantil a estudantes de baixa renda e auxiliar a permanência desses estudantes na universidade. Porém, os EDITAIS lançados para inscrição da bolsa NUNCA é respeitado em todas as suas regras, nem cumpre seus prazos.

 Só nesta última seleção as inscrições foram prorrogadas por um longo período a mais devido a um congestionamento da página de inscrições, dando um período maior aos estudantes para que organizassem os documentos necessários para se inscreverem… o resultado parcial foi adiado, o período de envio de recursos também foi prorrogado além do que se devia e a divulgação do resultado final foi adiado 4 VEZES.

 Se apenas este fosse o problema seria justificável, pois é um longo trabalho para apenas duas assistentes (como eles dizem) darem conta do recado. Mas o problema maior é a FUGA DO EDITAL e suas regras de RECURSOS. As assistentes ficam disponíveis 8 horas por dia para que os estudantes tirem dúvidas acerca dos documentos para inscrição. Então preste bem atenção no que diz esse subtópico do EDITAL desse semestre quanto ao envio de recursos:

 “4.3- Não serão aceitos como recursos a apresentação de documentos que deveriam ser apresentados pelos candidatos na etapa de inscrição do processo seletivo, bem como a inserção de novos dados e/ou de membros familiares.”

 O Edital e as assistentes deixaram bem claro que O RECURSO deve ser enviado para esclarecer informações, documentos que estão com algumas partes ilegíveis por erro de escaneamento ou algo do tipo, e NÃO por estudantes que deixaram de enviar documentos OBRIGATÓRIOS, importantes para afirmar as informações prestadas durante o período de INSCRIÇÃO. Mas não foi isso que ocorreu. Na divulgação do RESULTADO PARCIAL, observou-se claramente que a inscrição de muitos estudantes foi indeferida devido ao não envio de documentos ou envio de documentos que não atendem ao edital. Mas na divulgação (muuuuito adiada) do RESULTADO FINAL, estes mesmos estudantes que foram indeferidos por não apresentarem certos documentos, foram SELECIONADOS. Estudantes cujo nome sequer havia aparecido na lista de indeferidos surgiram como selecionados no resultado final de algumas listas. Pois é, ocuparam a vaga e o direito de pessoas que enviaram seus documentos corretamente no período de inscrição. É aí que me pergunto… “o que torna esses estudantes melhores que os outros para que sejam selecionados desrespeitando as regras do próprio edital de seleção?”

 Isso não é JUSTO. A intenção seria divulgar e denunciar coletivamente junto ao Ministério Público, mas como a maioria dos estudantes voltaram para suas cidades devido à GREVE DOS PROFESSORES, não há como fazer sequer um abaixo assinado para efetuar a denúncia. Por isso resolvemos fazê-la diretamente na imprensa para ganharmos um pouco de VOZ e para que a comunidade saiba que existem sim, muitas irregularidades no universo acadêmico. E se nada for feito de imediato, essas injustiças continuarão acontecendo.

Edital-Bolsa-Permanencia-2012.1(1)

Leitora: Karlene Souza

Blog do Banana

Related Posts

13 comentários

Naiara 1 de junho de 2012 - 17:03

Eu acho que foi errado sim ter atrasado tanto tempo, eu acho sim que as coisas já eram pra ter acontecido, e eu concordo também que existem algumas falhas. Mas quando a “DENUNCIA” citou coisas como “estudantes cujo nome sequer havia aparecido na lista de indeferidos surgiram como selecionados no resultado final de algumas listas” mexeu comigo, porque eu saí como classificada no resultado parcial, mas como ocorreu um equívoco na final e saí como não classificada fui lá e eles viram que se tratava de um erro deles.
Não estou aqui pra defender a UNIVASF, nem pra acusar ninguém, sou aluna da univasf, concorri a bolsa e fui SIM selecionada, e acredito eu que estava apta e respondia a todos os requisitos, mas porque não falar aqui dos erros de alguns alunos que querem a bolsa pra festas e suplementos, que tiram a vaga de muita gente que realmente precisa por luxo? O processo pode ser “falho”, mas falha são também as pessoas que acabam agindo de má fé e acham que a bolsa é brincadeira.

Responder
Academica 31 de maio de 2012 - 22:13

Tbm já fui prejudicada!!! Ano passado não fui selecionada pelo motivo, segundo quem faz a seleção dos alunos, por minha média está abaixo do ultimo colocado. Mas logo no mês seguinte, percebi um dinheiro depositado em minha conta, quando fui verificar era do Bolsa Permanencia. Daí entrei m contato com eles e fui informada que por motivos de desistencias e como estava muito próximo fui remanejada a receber o auxilio. Eles diziam no edital que os alunos recebriam o referente a 9 meses, de setembro a maio, tirando o mes de janeiro. Resumindo, recebi setembro, outubro e novembro e nada mais. Eles deixaram de repassar o restante da verba alegando que iriam abrir esse ano outra seleção. Mas eu pergunto, o que é que os alunos que foram selecionados ano passado tem haver com isso??? Pois teríamos o direito de recebermos até maio!!! Aí esse ano não fui selecionada pelo mesmo motivo, deixei de receber os meses que faltaram da seleção passada e estou aqui desesperada para pagar as dívidas que fiz durante o periodo letivo. Estrondosa falta de respeito com os alunos, e pior quando mandamos uma carta ou algum documento pedindo maiores exclarecimentos nem somos respondidos. Sinto vergonha de dizer que estudo na UNIVASF.

Responder
Mariana 1 de junho de 2012 - 22:27

É Acadêmica! Não me responderam também. Ano passado eles disseram que não aceitariam envio de NOVOS DOCUMENTOS durante o período de recurso, documentos que pudesse modificar a renda. Eu estava pré-selecionada e uma garota pegou a minha vaga depois da sua pontuação inexplicavelmente ter sido aumentada.

Responder
Elanio 30 de maio de 2012 - 19:35

Saber o que não é justo, estudantes que realmente precisam da bolsa deixa de receber, porque se confundiu na hora de enviar, e deixa pessoas com notas muito baixas (ex:4) enquanto outras com nota 9 por não receber.

Responder
Larissa M. 1 de junho de 2012 - 22:22

Não, não acho injusto. Que eu saiba o orgão responsável deu um prazo enooorme pra isso, como foi dito acima, e ainda prorrogou esse prazo. O aluno teve tempo suficiente pra LER O EDITAL COMPLETO e não se confundir na hora do envio dos tais documentos. Erro no envio? vá lá, mas DEIXAR DE ENVIAR DOCUMENTO OBRIGATÓRIO, tem dó né? Até parece que dentre todos esses estudantes com notas altas, alguns não falsificam documentos.

Responder
Andre 29 de maio de 2012 - 16:17

Isso não é exclusividade da UNIVASF. isso tamém acontece em outras instituições de ensino Federal em Petrolina. Já ouvi boatos que lá tem irregularidades também na concessão de bolsas!

Responder
Larissa M. 29 de maio de 2012 - 14:42

É… isso é um absurdo mesmo! E não foi visto só nessa última seleção a quantidade de irregularidades. Uma injustiça sem tamanho. Tanto tempo para se fazer a seleção, para cumprir as normas do edital e alguns alunos que, como eu, esperavam uma seleção justa, diferente das passadas, mais uma vez se decepcionam com este sistema medíocre e cheio de falhas. Mas o que se pode fazer, se quando entramos em contato eles nem sequer nos respondem, nem se justificam.

Responder
Anderson Lima 29 de maio de 2012 - 14:19

Prezado ‘Observador’, já que não tem hombridade de se identificar para acusar, eu a tenho para me defender e àqueles que estavam junto comigo na referida viagem q vc citou. A SEPRAE informou aos alunos q viajaram para representar a UNIVASF no JUPs que seria depositado o valor de R$ 100,00 como auxílio para alimentação e eventuais custos na viagem. Viajamos na sexta-feira, tendo em vista q alguns estudantes viajaram com pouco dinheiro para custearem o período de sexta até terça-feira na cidade de Recife, porém o auxílio só caiu em nossas contas na terça, dia da viagem de volta e do referido jogo. Os alunos como forma de protesto à Organização, se reuniu e decidiu chegar atrasado ao jogo, então se estiver afim de contestar a atua diretoria, procure estar ciente dos fatos antes de acusar aqueles que também foram prejudicados!!
Anderson Lima.

Responder
Observador 29 de maio de 2012 - 16:16

Fica claro nas suas respostas que “para protestar” que o dinheiro não caiu na conta… blá, blá, blá. O que importa amigo é que vocês desperdiçaram dinheiro público com essa viagem inútil, e uma gestão que têm competência deve zelar pela coisa pública, ela não é de uma “minoria”, para se jogar fora assim, ao bel prazer de quem possa se sentir “magoadinho” por que não recebeu o dinheirinho da merenda. Ah, e o que aconteceu no jogo seguinte? Conta! Fala sério! e tenha maior cuidado com o que não é seu e sim de todos. Quanto ao meu nick name, representa isso mesmo. Apenas um “Observador”, e não se indigne pela crítica, tenho direito assim como você à liberdade de manifestação no meu pensamento e critico sim o que essa ou qualquer outra gestão tenha feito equivocadamente. Repito, desperdiçaram dinheiro público, segundo as suas próprias palavras, és um réu confesso amigo, mas oportunamente vocês terão oportunidade de responder aos órgãos competentes. abs.

Responder
Observador 29 de maio de 2012 - 12:06

Corre uma história que a turma que foi a um campeonato de futebol com financiamento de bolsas, encheram a cara e perderam por WxO. “Esse novo poder constituído” parece que ainda está muito, muito perdido e só vive de olhar pra traz. É uma lambança atras da outra. muitas águas vão rolar, muita coisa vai aparecer. quem paga a conta da incompetência?

Responder
Jerônimo Vaz 29 de maio de 2012 - 11:48

Lamentável esse fato. Felizmente, na última seleção que teve, na qual fui selecionado para receber a bolsa permanência, não aconteceu nada de errado.

Seria interessante a apresentação dos editais:
o de indeferidos e o de selecionados, para comprovar a denúncia.

Responder
Da Uneb 29 de maio de 2012 - 10:59

E eu que pensava que a bagunça com a assistência estudantil fosse só na Uneb. Lá, para se ter noção, vários estudantes beneficiados com o Programa de Assistência Estudantil estão há mais de 6 meses sem receber nada. O pior, é que a Universidade nem pagou aos antigos beneficiários e já abriu seleção para novos. Ou seja, mais pessoas ficarão no prejuízo. E como canta Gal Costa:

Onde está o dinheiro?
O gato comeu, o gato comeu
E ninguém viu
O gato fugiu, o gato fugiu
O seu paradeiro
Está no estrangeiro
Onde está o dinheiro?

Sugiro que o blog faça uma matéria sobre esses problemas com a assistência estudantil nas Universidades do Vale.

Responder
Larissa M. 29 de maio de 2012 - 14:43

Pois é… APOIO a sua iniciativa de matéria para o blog!

Responder

Deixe um comentário