Ex-vereador Pedro Alcantara, que foi o autor da Lei que criou a Festa do Melão e da Cebola e incentivou a FENAGRI, se diz feliz com os rumos do evento

O médico e ex-vereador de Juazeiro Dr Pedro Alcantara(PR), que também foi deputado estadual pela Bahia, foi o autor da Lei que instituiu a Festa do Melão e da Cebola na cidade de Juazeiro na gestão do ex-prefeito Jorge Koury. O ex-parlamentar que esteve nesta quarta(11) ao lado de sua esposa a ex-prefeita de Juazeiro a Dra Maria Gorete, no lançamento da 27ª edição da Feira Internacional da Agricultura Irrigada – FENAGRI, se diz feliz com o que se conquistou.
“Quando a gente tem uma esperança, não é um sonho, a esperança é um mecanismo de transformar o nosso sonho em realidade , eu sempre coloco que a diferença entre o possível e o impossível depende da capacidade humana, e foi com esse propósito que que tive a iniciativa de em 1983 ser o autor da proposição que criou a “Festa do Melão e da Cebola”, por que naquela época não existia a manga, a uva e não tinha as culturas perenes, só existia as temporárias no vale e o nosso projeto foi aprovado por unanimidade no mesmo ano e sancionada pelo prefeito Jorge Koury em 1985 “Comentou.

Com o passar dos anos e com a chegada de novas culturas no Vale do São Francisco a feira do Melão e da Cebola foi transformada em FENAR e depois FENAGRI, numa parceria dos ex-prefeito Fernando Bezerra Coelho e Mizael Aguilar de forma que um ano seria em Petrolina e outro em Juazeiro para fortalece e equacionar despesas.
Dr. Pedro também relatou ao blog que no início da festa da Cebola e do Melão a população era atraída com mais intensidade por causa da parte profana da festa. “Antigamente o evento cultivava mais a sociedade por causa das bandas famosas da que viam tocar na festa, mas, se resolveu em determinado momento que a FENAGRI era uma feira de Negócios e do agronegócio e hoje é esse movimento que gera milhões de reais, isso é importante para economia das duas cidades e eu me sinto feliz e contemplado, porque isso nasceu e foi um fruto que fiz o parto, eu fui o pai da criança” Finalizou.

Outro ponto levantado pelo ex-parlamentar, é que muitos falam da feira e esquecem do Rio São Francisco, o verdadeiro patrono de tudo que acontece no vale.

Deixe seu comentário