Facape poderá contribuir com projeto inovador que incentiva a solidariedade e o voluntariado

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemPetrolina poderá ganhar um projeto inovador que incentiva a solidariedade através do voluntariado. É o ‘Transforma’, que já funciona no Recife como um elo entre as organizações sociais cadastradas e as pessoas que desejam ajudar. Na última semana, o presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, conheceu a iniciativa durante uma conversa com o coordenador do projeto, Fábio Silva.

O ‘Transforma’ é uma página eletrônica que possui 400 organizações sociais cadastradas e 60 mil voluntários. De acordo com Fábio, o objetivo é ampliar a iniciativa para outros municípios. “O ‘Transforma’ é um projeto que liga as organizações sociais a todas as pessoas que querem ajudar na transformação da sua cidade. O projeto ganhou capilaridade nacional a partir de divulgações na imprensa. Vários municípios começaram a nos convidar para uma visita técnica. Petrolina foi um deles”, explicou.

Segundo Fábio, a visita é de sensibilização, com o objetivo de apresentar o projeto e identificar como cada um pode contribuir para a promoção de atitudes cidadãs e fortalecimento da solidariedade.

“Estamos conversando com representantes e gestores de universidades, igrejas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ONGs e empresários; todos que de alguma forma têm representatividade e podem contribuir. A ideia é mostrar o projeto, ouvir opiniões, para quem sabe em 2016 fazer algo bacana em Petrolina”, comentou. O ‘Transforma’ ainda é responsável pelo voluntariômetro, uma intervenção urbana que contabiliza as horas de trabalho voluntário na capital pernambucana.

Engajamento

O professor Remígio aproveitou a visita para apresentar a estrutura da autarquia e alguns projetos da instituição direcionados à comunidade, como Lixo Eletrônico e Inclusão Digital.

“Os estudantes de Ciência da Computação recuperam computadores que são doados a instituições, além de darem aulas a pessoas de diversas comunidades de Petrolina. A Facape procura potencializar nos alunos esse sentimento de generosidade. A autarquia está à disposição do ‘Transforma’ na busca por uma cidade mais solidária. Nesse processo quem ganha mesmo é cada cidadão, que por meio do seu engajamento pessoal tem a oportunidade de transformar vidas”, ressaltou Remígio.

Ascom Facape

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário