Fernando Bezerra Coelho, na mira do Ministério Público Federal

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

PORTARIA Nº 10, DE 18 DE JANEIRO DE 2012

Instaura inquérito civil com o objetivo de apurar suposta irregularidade praticada pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – CODEVASF, consistente no pagamento de indenizações com valores exorbitantes, pela desapropriação de terras de propriedade de parentes do Ministro da Integração Nacional e do Presidente da CODEVASF

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL POLO DE PETROLINA/JUAZEIRO, pelo procurador da República signatário, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais e, especialmente,

com fulcro no artigo 129, incisos II, III e VI, da Constituição Federal; nos artigos 5º, 6º, 7º e 8º, da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993; e no artigo 2º, inciso II, da Resolução CSMPF nº 87, de 03 de agosto de 2006:

CONSIDERANDO que o art. 129, III, da Constituição da República estabelece como dever do Ministério Público Federal a promoção do inquérito civil e da ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

CONSIDERANDO a notícia de irregularidade praticada pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – CODEVASF, consistente no pagamento de indenizações com valores exorbitantes, pela desapropriação de terras localizadas no interior do Estado da Bahia de propriedade de parentes do Ministro da Integração Nacional e do presidente da CODEVASF.

CONSIDERANDO que aos juízes federais compete processar e julgar as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes;

CONSIDERANDO que para o exercício de suas atribuições, o Ministério Público da União poderá, nos procedimentos de sua competência, requisitar informações, exames, perícias e documentos de autoridades da Administração Pública direta ou indireta (artigo 8°, II, da Lei Complementar 75/93);

Resolve:

instaurar Inquérito Civil Público destinado a investigar possível irregularidade praticada pela CODEVASF, consistente no pagamento de indenizações com valores exorbitantes, pela desapropriação de terras de propriedade de parentes do Ministro da Integração Nacional e do presidente da CODEVASF, determinando a remessa dessas peças de informação à Subcoordenadoria Jurídica para registro e autuação como Inquérito Civil Público, vinculado à 5ª Câmara de Coordenação e Revisão e realização das comunicações de praxe.

Determino, ainda, que, em seguida, os autos do IC sejam encaminhados à secretaria deste gabinete para adoção da diligência abaixo:

a) oficiar à Presidência da CODEVASF, requisitando-lhe que encaminhe cópia integral dos processos administrativos e judiciais referentes à desapropriação das terras de propriedade do Sr. Nilo Augusto Moraes Coelho, do Sr. Silvio Roberto de Moraes Coelho, e da empresa Imobiliária de Terrenos Rurais e Urbanos Ltda. (Itrul), bem como se manifeste sobre os fatos.

Após a vinda das informações requisitadas ou o decurso de 20 (vinte) dias, venham os autos do procedimento conclusos para deliberação.

Designo a servidora Camila Ferreira de Souza, técnica administrativa, para atuar neste procedimento, enquanto lotada neste gabinete.

Publique-se. Diligencie-se. Cumpra-se.

JOÃO PAULO HOLANDA ALBUQUERQUE

Procurador da República

Diário Oficial da União Nº 82, sexta-feira, 27 de abril de 2012, páginas 90-91

http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=27/04/2012&jornal=1&pagina=91&totalArquivos=248

Blog do Banana

Related Posts

8 comentários

PETROLINA DE OLHOS BEM ABERTOS. 7 de maio de 2012 - 22:27

Que perseguição sem fundamentos.

Responder
SABE VC TÁ CERTA 7 de maio de 2012 - 18:21

E AGORA COM QUEM FICA A MAMÂE CODEVSF?

Responder
eleitor que não se vende 7 de maio de 2012 - 13:12

gente bote na cabeça de voçês,fernando está com tanto poder,que até a galinha dos ovos de ouro do pai e do filho,eles perderam para o pt.isto é uma vergonha para nossa cidade viu……..á codevasf.que osvaldo nunca deixou que ninguem tomasse da gente,eles perderam de mão beijada……

Responder
eleitor que não se vende 7 de maio de 2012 - 13:08

gente,delmiro está completamente certo,gonzaga tem somente o voto dele,porque não pode votar contra ele,o voto do povo é livre vota em quem quer,joaquim,felizardo,azevedo seja quem for o candidato,na verdade delmiro, o que o povo de gonzaga tenta, é fazer uma lavagem celebral na cabeça do eleitor,ou esqueçeram a lapada que ele levou do verdinho que nunca foi nem presidente de bairro,aqui em petrolina,que antigamente nós não tinhamos voz ativa em nosso bairro e hoje,somos valorizados pençe nisso viu……..TENHO DITO…………

Responder
vitória 7 de maio de 2012 - 8:32

OS VOTOS DE GONZAGA É ANTE COELHO PRICIPAMENTE A FBC . O QUE EU TENHO VISTO DE PESSOAS TRISTE COM GONZAGA POR CAUSA DESSA DECISÃO QUE ELE TOMOU, VCS NÃO IDEIA , MAS ELE SABE O QUE FEIS.

Responder
TERTO 7 de maio de 2012 - 8:13

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. TÁ CHORANDO? TÁ SUUUUUANDO FRIO? SABE O QUE É ISSO? VC JÁ FEIS MUITAS PESSOAS SUAR FRIO. É A LEI DO RETORNO. DEUS É AMAR MAS É JUSTICIA TEM UM DITADO NUNCA MECHA COM MEUS PEQUINININHOS.

Responder
DEOMIRO SANTOS 7 de maio de 2012 - 7:01

Os votos que o Deputado Gonzaga Patriota obteve nas eleições de 2010, são de cada um cidadão petrolinense, não são de Gonzaga. E se for verdadeiramente ant-Coelho, eles VOTARIAM EM ROSALVO, como não são, diferentemente do que dizem por aí, podem votar um qualquer um dos TRÊS que não fará diferente. ENTEDEU BIXO!!

O POVO VOTA DE ACORDO COM OS SEUS INTERESSES EMOCIONAIS E, É POR ISSO, QUE ERAM!!

Com relação AO PROCESSO contra o Presidente da CODEVASF CLEMENTINO COELHO E FERNANDO COELHO – é perfeitamente normal que haja uma investigação para que os fatos sejam esclarecidos. SÓ QUE A CODEVASF TEM EXTORQUIDO O TERRENO DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO PROJETO PONTAL EM PETROLINA – comprando cada ha ao preço vil de R$180,00 ha, e nem por isso, o Ministério Publico Federal abriu a processo para verificar o procedimento criminoso da CODEVASF.

Não conheço os primos de Fernando, que não são nem daqui de Petrolina, agora uma pergunta: SERÁ QUE ELES QUERIAM VENDER AS TERRAS? OU FORAM OBRIGADOS PELO DESAPROPRIAÇÃO CRIMINOSA, COMO FEZ E FAZ A CODEVASF AQUI EM PETROLINA?

Responder
jonas assis de almeida 7 de maio de 2012 - 0:28

os votos de gonzaga são anti coelho. Como vão para o candidato de Osvaldo Coelho?
Esta pesquisa não tem representatividade.

Responder

Deixe um comentário