Grupos de carroceiros e catadores de lixo passam por qualificação em Petrolina

Incentivando práticas sociais, cuidados com meio o ambiente e, principalmente, valorização e promoção da dignidade dos carroceiros e catadores de lixo e recicláveis em Petrolina, no último sábado (16) a Prefeitura Municipal, por meio do Programa Coleta Seletiva, iniciou a primeira turma da capacitação que atenderá 200 trabalhadores. As instruções foram iniciadas no bairro Pedra Linda e são dadas através da parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo a consultora do Sebrae, Eva de Sá, as instruções que estão divididas em 10 grupos serão ministradas com instruções que têm por objetivo a organização dos carroceiros e catadores, conscientizando-os do seu papel social. “A meta é tornar conhecidas desses profissionais certas normas que devem ser executados no trabalho. Eles verão lições sobre o lixo e seu valor e a organização em associação. É a partir desse momento que outros serão realizados. Queremos saber quem são essas pessoas, quantos são, onde e como vivem”, afirmou.

Além das instruções apresentadas, ao final dos 10 encontros com os grupos, a equipe coordenadora da capacitação realizará um diagnóstico social de onde serão desencadeadas novas ações como atualização de vacinas, organização das carroças com emplacamento, entre outras.

Trabalhando há mais de 15 anos com o trabalho de recicláveis, a catadora Terezinha Rodrigues disse que pela primeira vez participou de uma atividade de capacitação e vê no encontro a oportunidade de melhorar sua renda. “Trabalho há muito tempo como catadora e nunca participamos de uma ação como essa. Espero que com esse conhecimento a gente possa melhorar o trabalho e ganhar mais dinheiro”, afirmou Teresinha acompanhada do marido, o carroceiro Evangelista Lopes da Silva, de 45 anos e que trabalha com carroça desde os oito.

A formação configura na continuidade do Programa Carroceiro Cidadão, criado pela Secretaria de Infraestrutura de Petrolina em parceria com a Associação dos Carroceiros de Petrolina (Acape), em 2009, com o objetivo de disciplinar e orientar o uso de veículos de tração animal no município. Segundo o coordenador da ONG Ecovale, José Rosivaldo de Souza, o trabalho constitui o objetivo ainda proposto pelo prefeito Julio Lossio de qualificar e oferecer dignidade ao trabalho desempenhado no município.

Os encontros ocorrerão sempre nos sábados e domingos. A próxima turma será capacitada nos dias 23 e 24 deste mês, no bairro São Gonçalo.

Texto: Juciana Cavalcante

Foto: Marcizo Ventura

Blog do Banana

Deixe seu comentário