HDM/IMIP de Petrolina comemora Semana Mundial de Amamentação 2018

Mais um ano consecutivo, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina comemora a Semana Mundial de Amamentação, que em 2018 traz como tema “Aleitamento Materno: a base da vida”.  A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) descreve a amamentação como um dos atos mais generosos que podem ser feitos e o HDM, como Hospital Amigo da Criança, que segue os Dez Passos para a Amamentação, não poderia ficar de fora dessa.

A Campanha de Aleitamento Materno defende a amamentação materna exclusiva até os 6 meses. Também pede para que as mães sigam dando o peito para seus pequenos até os 2 anos de idade – introduzindo aos poucos outros alimentos e bebidas. E é com essa base que a programação é montada.

“Não se trata de pressionar as mães, que muitas vezes se sentem mal ao não conseguirem dar de mamar por alguma razão. O nosso objetivo é o de reforçar que a amamentação faz muito bem e deve ser estimulada, além de não ser vergonha para ninguém. Buscamos passar o máximo de informações nesses dias e esperamos estimular muitas mamães”, ressalta a coordenadora médica do Banco de Leite Humano do HDM, Flávia Guimarães.

A amamentação é um alicerce da boa saúde ao longo da vida, para a criança e a mãe. Entre outras vantagens, o aleitamento funciona como uma primeira vacina para o bebê. O leite da mãe vem carregado de anticorpos que ajudam o filho a enfrentar vírus e bactérias, principalmente enquanto seu sistema imunológico está pouco desenvolvido. Amamentar também evita alergias – e, nas mães, diminui o risco de cânceres de mama e ovário.

A Semana da Amamentação do HDM começa amanhã (01) e promete aprofundar o assunto até a próxima semana. Confira a programação:

01/08

7h – Distribuição de laços em comemoração ao Agosto Dourado.

10h – Início da campanha de doação de vidros no campus de medicina da Univasf.

10h – Forró do Peito e a quadrilha “Chora não Bebê” na área de convivência do HDM.

02/08

10h – Jogo Mito x Verdade.

03/08

9h30 – Oficina psicossocial com as mães da Casa de Apoio, Alojamento Canguru, Berçário Interno e Externo e gestantes do Alto Risco.

06/08

16h30 – Roda de Conversa com as gestantes do Alto Risco e nutricionista.

07/08

8h – Peça teatral “O SEU LEITE VALE OURO”.

9h – Recitação do Cordel “LEITE DE MÃE”.

 

Ascom

Deixe seu comentário