HU-Univasf promove eventos para celebrar movimento “Abril Verde”

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Foram realizadas apresentações e palestras com o intuito de favorecer uma cultura de proteção à vida e à saúde do trabalhador.

Os colaboradores do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) participaram de diversas atividades alusivas ao movimento nacional “Abril Verde”. As ações foram promovidas pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST), vinculado à Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Durante os dias 23 e 27 de abril, foram realizadas apresentações e palestras com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho, a fim de favorecer uma cultura de proteção à vida e à saúde do trabalhador.

Segundo dados do SOST, durante o ano de 2017, foram notificados 55 acidentes no HU-Univasf, a maioria envolvendo materiais perfurocortantes e ocorrências com respingos de sangue e secreções. A ausência ou o uso inadequado dos equipamentos de proteção individual (EPI), especialmente os óculos de proteção, são apontados como as principais causas dos acidentes. Os profissionais de enfermagem são as vítimas mais frequentes.

Comparando os dados de 2017 e 2016, identifica-se uma redução de 41,5% no número de notificações. De acordo com a técnica em segurança do trabalho Lidiane Lopes, a expressiva queda é resultado de ações desenvolvidas pelo SOST, em parceria com a CIPA, como: a colaboração na compra de materiais perfurocortantes com dispositivos de segurança, treinamentos sobre a prevenção de acidentes com exposição a material biológico, orientações sobre descarte adequado de resíduos de saúde e a necessidade do uso constante e correto do EPI, entre outros.

“É importante ressaltarmos a importância das notificações desses acidentes de trabalho, já que é por meio delas que caracterizam

Related Posts