Minicurso de Elaboração de Planos Municipais do Livro e Leitura incentiva planejamento cultural de livros em Petrolina

Visando discutir planos municipais de livro e leitura, foi realizado na manhã de ontem (15) o minicurso sobre Elaboração de Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLL), com a Coordenadora do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) do Ministério da Cultura, Rosália Guedes. O minicurso está dentro do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura do Sertão (Clisertão) e foi palestrado na sala de vídeo da Biblioteca da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), das 9h30 até às 12h.

Estiveram presentes no minicurso educadores da rede pública e privada da cidade, alguns estudantes universitários, representantes da Secretaria de Educação de Petrolina e da Secretaria de Cultura de Petrolina, como a secretária de Cultura, Roberta Duarte, que falou sobre a importância do minicurso. “Esse minicurso está sendo muito importante porque está orientando a metodologia nacional para que os municípios possam fazer seus planos municipais do livro e da leitura, em consonância com o que foi pensado e maturado desde 2003, em nível de políticas públicas na área de cultura”, declarou.

A coordenadora do PNLL, Rosália Guedes, mostrou os eixos do Plano Nacional do Livro e Leitura, que se divide entre a Democracia do Acesso, o Fomento à Cultura e Formação de Mediadores, a Valorização Institucional da Leitura e Incremento do seu Valor Simbólico, e o Desenvolvimento da Economia do Livro. Além disso, promoveu uma discussão sobre a leitura no município e como transformá-lo em um município leitor

Segundo o Coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura do Estado, Wellington de Melo, o Clisertão pretende ir além do que um simples evento literário, buscando criar um espaço de discussão do setor do livro e da literatura no Sertão. “Petrolina tem um potencial muito grande e regional de aglomerar municípios, a prova disso é que no curso de Elaboração do Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura, nós tivemos cinco municípios presentes. A ideia é que a partir desse evento a gente possa começar a mudar essa realidade dos municípios, fomentando a criação desses planos municipais, para que aja iniciativa deles como política pública, tendo Petrolina como um pólo de concentração dessas iniciativas”, afirmou Melo.

Ao fim do minicurso, a Secretária de Cultura de Petrolina, Roberta Duarte, afirmou que a Secretaria pretende elaborar um plano municipal de cultura e também um plano municipal do livro e da leitura. “Já estávamos vendo com o Governo do Estado, o que precisa para iniciar esse processo, fazer um mapeamento, um diagnóstico de como estar nosso setor do livro, leitura e literatura em Petrolina. Vamos montar juntos uma metodologia e mapear o que temos de biblioteca escolar e cultural, e iniciativas na área de leitura para que até o final do ano possamos elaborar o Plano Municipal do Livro e da Leitura”, disse Roberta.

 Blog do Banana

 

Deixe seu comentário