Mutirão da prefeitura atenderá 450 pacientes com glaucoma em Petrolina

O próximo dia 26 de maio é dedicado ao Combate Nacional ao Glaucoma, doença oftalmológica capaz de causar cegueira caso não seja tratada a tempo. Para marcar a data, a Prefeitura de Petrolina irá promover, no sábado (26) um Mutirão de Glaucoma, que vai atender 450 pessoas, a partir das 8h no Instituto de Olhos do Vale do São Francisco (Iovasf), parceiro do evento.

Durante a ação serão atendidos pacientes acima dos 40 anos que já têm o diagnóstico da doença e que estejam sem acompanhamento há mais de um ano; pacientes com histórico familiar ou ainda com suspeita de glaucoma em avaliações anteriores. As 450 consultas já foram agendadas previamente pela Secretaria de Saúde do município junto ao Iovasf.

“Realizamos este mutirão pois sabemos da importância do acompanhamento aos pacientes com glaucoma. A doença, infelizmente, não tem cura, mas tem tratamento, por isso, este acompanhamento é tão importante. Por ser um agravo silencioso, que geralmente não tem dor no início, quanto mais rápido o diagnóstico, maior a chance de evitar perder a visão”, destaca a secretária executiva de Gestão em Saúde, Cássia Guimarães.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença ocular progressiva causada, principalmente, pelo aumento da pressão intraocular, que lesiona o nervo óptico e causa alteração do campo visual. É uma doença que não apresenta sintomas nas fases iniciais. Quando eles ocorrem, geralmente, é em estágios mais avançados da doença quando já houve perda acentuada e irreversível da visão.

Mesmo sendo uma doença irreversível, pode ser tratada com colírios, laser ou intervenção cirúrgica, quando necessário. Esse tratamento estabiliza a doença, evitando uma progressão para a cegueira. Por isso, a importância do acompanhamento médico regular, pois diagnóstico precoce é fundamental.

Ascom

Deixe seu comentário