No Dia do Farmacêutico, profissional da UPAE/IMIP de Petrolina fala sobre o destaque do setor

A data de 20 de janeiro também é lembrada na saúde por ser o Dia do Farmacêutico, decorrente ao aniversário da Associação Brasileira de Farmácia, que surgiu em 1916. O objetivo da celebração é o de valorizar e estimular a profissão, além de lembrar à população sobre os perigos da automedicação.
 
Na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), o setor de farmácia é destaque e esse bom desempenho, inclusive, já foi elogiado por profissionais da área acadêmica do polo de educação do Vale do São Francisco.
 
“Acho que não há motivo maior para comemorarmos nessa data. O papel do profissional de farmácia na UPAE é respeitado, valorizado e tem o reconhecimento que merece por parte dos usuários, colegas de profissão e direção”, ressalta Augusto Macedo, farmacêutico do serviço.
 
De acordo com o profissional, esse reconhecimento tem a ver com o ciclo da assistência farmacêutica seguido pela UPAE, que vai desde a seleção de medicamentos à programação, aquisição, armazenamento, distribuição e utilização.
 
“Tudo na UPAE é muito bem pensado e planejado. A escolha dos medicamentos, por exemplo é feita pelo IMIP Gestão, o armazenamento é feito em local refrigerado e sem contato com chão ou paredes, a distribuição é feita pela farmácia central e atende às farmácias satélites do bloco cirúrgico e da emergência, e a dispensação é feita em kits de uso individual e identificado visando a segurança do paciente”, acrescenta.
 
Um outro ponto importante dessa boa reputação faz referência à economia gerada pela minimização da perda de medicamento por validade. “Nós lançamos mão, a partir de 2017, de várias ferramentas que nos fizeram diminuir consideravelmente esse percentual de perda. Planejamos melhor a compra e conseguimos um bom resultado”, avalia Augusto.
 
“Ficamos felizes com o bom resultado e mais ainda em poder oferecer uma assistência à saúde integral e de qualidade aos nossos pacientes. Se hoje a UPAE Petrolina é referência no estado é por conta de uma equipe que não mede esforços para achar soluções e melhorar sempre. Através dos nossos farmacêuticos parabenizamos a todos os profissionais da área”, finaliza a coordenadora geral, Ana Beatriz Mota Aguiar.
Ascom
Deixe seu comentário