Nutricionista do IMIP dá dicas de como aproveitar o Natal com saúde e bem estar

As confraternizações de final de ano já começaram e com isso, os excessos. O abuso de comidas calóricas e bebidas alcoólicas nessa época podem desestabilizar o nosso organismo. Por isso, devemos ter cuidado. É possível, sim, aproveitar as festas sem causar grandes danos. Por isso, preparamos algumas dicas para evitar os exageros e curtir o final de ano com mais saúde. Vamos lá!

Antes de tudo, a regra principal: se beber não dirija! Deve-se evitar o consumo excessivo de álcool e também excesso de frituras e gorduras.
A equipe de nutricionistas do IMIP preparou algumas dicas para caprichar nas festas com mais saúde!

1ª dica – Faça escolhas conscientes

Reduza as porções, escolha os pratos e sobremesas menos calóricas ou com menos gordura.

2ª dica – Consuma pouco álcool
Bebidas possuem muitas calorias e atuam no processo de desidratação, por isso é bom consumir “com moderação”. Não se esqueça de se alimentar antes de ingerir bebida alcoólica para evitar a queda do índice glicêmico do sangue. Disciplina! Pense na sua saúde!

3ª dica – Dê preferência para carnes brancas
Não exagere na carne vermelha, opte por comer chester ou peru. Se houver peixe no cardápio, abuse. E não se esqueça de começar a refeição com um bom prato de salada que além de saudável traz sensação de saciedade.

4ª dica – Evite frituras
Consuma o mínimo possível, opte por comer alimentos assados. A troca vai fazer seu organismo agradecer!

5ª dica – Abuse das frutas
Prepare aperitivos com frutas secas picadas como damasco, banana passa, uva passa, tâmaras e misture com nozes, avelã, amêndoas e castanhas, pois são importantes antioxidantes. E capriche na distribuição de frutas frescas na mesa. Essa dica é deliciosa e não requer esforço!

6ª dica – Faça um lanche antes
Meia hora antes de começar a ceia, ou ir para a festa, faça um pequeno lanche. Coma frutas, iogurte ou um sanduíche natural para não atacar a ceia sem pensar. Coma antes para comer menos, e se divertir com saúde.

7ª dica – Beba muita água
A maioria dos alimentos da ceia de natal e ano novo possui altíssimo teor de sódio, o que causa a retenção de líquido. Beber água ajuda a evitar essa retenção, e também a manter o corpo hidratado. Por isso, abuse dela, seja pura ou em sucos naturais.

Como diz a nutricionista do IMIP, Josimere Borba, “é possível realizar uma ceia saudável no Natal e equilibrada e que, acima de tudo, possa ser gostosa e harmoniosa”.

Ascom

Deixe seu comentário