Para reflexão!!!

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

1) O que se pode esperar da EMBRAPA tendo empresas como Monsanto, Syngenta, Bayer etc no Conselho de Acionistas?  Se, hoje, já é difícil incluir temas como agricultura familiar, agroecologia, agrobiodiversidade na pauta de pesquisa, imagine com esses acionistas?

2)O que vai acontecer com os recursos genéticos depositados no CENARGEM e outros bancos da EMBRAPA? Serão de propriedades das companhias acionistas?

3) A EMBRAPA se destaca pelo grande número de pesquisadores com graduação no exterior, na grande maioria financiado com recursos públicos. Esse “capital humano” vai se tornar ativo dos novos acionistas (privados)?

4) Considerando a importância da inovação e pesquisa na agricultura para um Brasil sustentável, sem fome e sem miséria, o que esperar de uma empresa de pesquisa cuja agenda venha ser orientada pelos desejos de Monsanto, Syngenta, Bayer…?

5) Se a segurança alimentar e o combate à fome são de fato prioridade na agenda brasileira, não seria mais adequado priorizar investimentos públicos na EMBRAPA em vez de praticamente privatiza-la?

(Dra. Ângela Cordeiro, Engª Agrª e consultora em Agrobiodiversidade)

Blog do Banana

Related Posts

3 comentários

marcos 20 de maio de 2012 - 8:04

Boa parte dos recursos da Embrapa semiárido é para pagar a manutenção da Unidade, como segurança (um pelotão de 30 vigilantes), uma frota de onibus para transporte de empregados (12 onibus), quase 500 mill reais de energia, e por ai vai. Não sobra recursos para executar pesquisa, como essas para Dormentes e para outras regiões do semiarido.
A Administração da Unidade prefere manter tudo da forma que esta, isolando-se cada vez mais da sociedade.
A quem interessa privatizar e isolar a Embrapa, que é responsavel por parte do sucesso da agricultura brasileira?

Responder
Lio 19 de maio de 2012 - 11:35

A diretoria da EMBRAPA jura de pés juntos, que a empresa e o Governo Federal que é do PT; são absolutamente contra a proposta de privatização da EMBRAPA. O que não se entende é que justamente um SENADOR do PT o DELCÍDIO AMARAL seja o autor deste projeto. Será que existe algo mais que não sabemos?

Responder
DORMENTES 19 de maio de 2012 - 8:27

A Embrapa perdeu o sentido de empresa pública, Aqui em nossa região as tecnologias só ser para os grandes produtores, os pequenos não tem acesso as tecnologias dessa instituição. A EMBRAPA-SEMIÁRIDO, não tem uma tecnologia de ponta para o pequeno.

Responder

Deixe um comentário