Petrolina começa ações para implantação do Programa

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

 Tendo em vista o consumo do crack ser considerado como uma epidemia, segundo o ministério da Saúde e uma das drogas mais devastadoras que existem, o Governo Federal está ampliando o Programa “Crack, é possível vencer”. Petrolina é uma das 26 cidades do Nordeste que aderiam à ideia e está delineando o que é necessário para a implantação do Programa no município.

Em sua proposta, o Programa prevê a integração entre os órgãos que possam operar em conjunto, para solucionar os problemas decorrentes do crack nos municípios. Secretarias como as da Mulher, Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Saúde, Educação e Segurança Cidadã atuarão diretamente no Programa quando implantado em Petrolina. O primeiro passo que é a elaboração de um Comitê Municipal, onde cada secretaria apresenta um membro para integrar esse grupo, já está sendo composto.

Trabalhar o estímulo à sociedade civil para que participe, e seja parceira do município no combate ao crack também é um dos objetivos a serem alcançados pelo Programa. Para o secretário de Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos, as ações previstas quando forem postas em práticas irão beneficiar toda a população “Os profissionais envolvidos no Programa serão devidamente qualificados, desde as equipes de saúde até as de segurança”, destaca.

Os próximos passos são a adesão ao Programa, seu alinhamento, posteriormente a implantação dos serviços, seu acompanhamento e monitoramento. Segundo o Prefeito Julio Lossio, a vinda do Programa de combate ao crack para Petrolina é uma aquisição ímpar para a cidade “O crack é uma realidade de quase todas as cidades brasileiras. Não adianta culpar determinados órgãos ou pessoas, mas sim, combater a esse mal de frente, com ações que vão desde a prevenção até o tratamento”, salienta.

Uma particularidade da implantação do Projeto, em Petrolina, é que ele foi pensado para ser coordenado pela secretaria da Mulher devido a conseqüência desastrosa do consumo da droga atingir à família.”A mulher, seja a mãe, a companheira, a irmã ou a filha é a maior vítima da problemática da droga, razão pela qual esse Projeto vai trazer benefícios imensuráveis para a sociedade porque o beneficiado direto é o usuário e o resgate da família, como um todo, “ ressalta Roseane Farias.

As ações previstas pelo o Programa “Crack, é possível vencer”, começaram a ser expostas esta semana, numa videoconferência, que contou com a presença do Prefeito Julio Lossio e dos secretários envolvidos no projeto. Cerca de R$ 4 bilhões em recursos federais estão previstos até 2014 para que implantação do Programa seja realizada em diversos municípios do país. “

ASCOM/PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário