Petrolina recebe novas doses da vacina contra a febre amarela e prefeitura reforça exigências sobre público-alvo

Após ter as vacinas contra a febre amarela esgotadas em apenas dois dias, a Secretaria de Saúde de Petrolina recebeu, nesta quinta-feira (18), um novo lote da imunização.  Ao todo, foram repassadas 200 doses que estarão disponíveis para o público-alvo a partir desta sexta-feira (19), das 8h às 17h, na AME Policlínica, no centro da cidade.

A nova remessa chega em meio à grande demanda provocada pelo aumento no número de casos registrados da doença no país. Na primeira semana de janeiro, foram enviadas para Petrolina 200 doses da vacina que acabaram uma semana depois. Uma nova remessa foi solicitada no último dia 15 à Gerência Regional da Secretaria de Saúde de Pernambuco (VIII Geres), a qual disponibilizou 170 doses, que se esgotaram dois dias depois.

Com a chegada da nova remessa, a vacinação continua apenas para o público-alvo: crianças – a partir dos nove meses – que viajarão para regiões consideradas de risco, bem como adultos – até 59 anos – na mesma situação.

 CRITÉRIOS

O Ministério da Saúde adotou critérios mais rigorosos para a aplicação da vacina. Além da exigência de um comprovante da viagem (ticket, passagem, confirmação de voo ou hospedagem), quem viajar de carro também terá que comprovar, através do endereço completo, o destino final da viagem.

Segundo profissionais da área, as medidas visam direcionar as doses da vacina para as pessoas que realmente precisam. A vacina deve ser tomada, no mínimo, 10 dias antes da viagem para as áreas de risco.

Em 2017, a Secretaria de Saúde de Petrolina recebeu ao longo do ano uma média de 365 doses mensais da vacina contra a febre amarela, número suficiente para atender às necessidades do público-alvo. Petrolina é zona livre de risco da febre amarela e não há nenhum caso suspeito ou confirmado.

Ascom

Deixe seu comentário