Plantas medicinais e artesanato indígena atraem olhares para exposição

Uma diversidade de plantas medicinais e artesanato feito a partir de sementes do pau-brasil, mucunã, girimataia, capim tiririca e outros estão expostos desde até o dia 1º de julho, das 8h às 17h, na Praça do Bambuzinho, na Avenida Souza Filho, no Centro de Petrolina. A exposição realizada pelos índios das tribos Xavantes e Cadivew do estado do Mato Grosso tem o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Cultura.

 “Realizamos essa exposição, para mostrar os artifícios que nós usamos, transformando uma planta em remédio, e sementes em artesanato. E também precisamos divulgar o nosso trabalho e disseminar o nosso conhecimento em relação à farmácia a céu aberto que podemos encontrar”, afirmou o índio da tribo Xavante, Armênio Ubé.

 Essa exposição acontece por todo o Brasil, através da Fundação Nacional do Índio (Funai), com recursos advindos dos próprios índios. Além de observar o artesanato, os visitantes conhecem os benefícios de cada planta, através de explicações dadas pelos próprios índios.

 [F] Divulgação

Blog do Banana

Deixe seu comentário