Prefeito de Petrolina receberá selo ‘Prefeito Amigo da Criança’ da Fundação Abrinq

O investimento na educação infantil através do Programa Nova Semente e em projetos voltados para os jovens no município de Petrolina resultou para o prefeito Julio Lossio, o prêmio Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq – Save the Children. Petrolina é um dos 182 municípios brasileiros que aderiram à rede do programa e implantaram políticas públicas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

A premiação ocorrerá em Brasília, no dia 27 de junho de 2012, na Câmara dos Deputados – Auditório Nereu Ramos (Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes – Brasília/DF).

O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), criado na década de 90, tem como objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, fortalecendo os mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

O prefeito Julio Lossio reforça a importância de investimentos na educação e desenvolvimento social de crianças e adolescentes. “Estamos felizes pelo reconhecimento porque nos preocupamos em ter em nossa cidade cidadãos saudáveis e bem estruturados desde a primeira infância. É fundamental que os municípios desenvolvam políticas educacionais e sociais em torno desse público a exemplo do Programa Nossa Semente. Atualmente, mais de 60 unidades do programa proporcionam cuidado, educação e saúde para crianças de 0 a 6 anos, e é referência para Pernambuco e para o Brasil”, pontuou.

PPAC

Para o reconhecimento dessas modificações, foi desenvolvida uma metodologia de monitoramento e avaliação de indicadores de Saúde, Educação, Proteção e Orçamento nos quatro anos de gestão – MAPA PPAC. O preenchimento do MAPA PPAC, realizado anualmente, permite acompanhar a evolução do município no que diz respeito à melhoria de condições de vida de crianças e adolescentes.

Ao final de cada etapa do MAPA PPAC, a equipe do programa elabora relatórios de recomendação que visam subsidiar tecnicamente os municípios para a superação das problemáticas identificadas. São realizados também encontros presenciais (seminários) e elaborados cadernos temáticos e boletins eletrônicos com as principais temáticas abordadas no MAPA PPAC para aprofundar e qualificar a compreensão de aspectos específicos.

No último ano de gestão, serão reconhecidos os municípios que apresentarem evolução significativa nos indicadores presentes no Mapa PPAC, bem como cumprirem os prazos e critérios estabelecidas pelo Programa.

Texto: Iana Lima

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário