Prefeito Miguel Coelho vai construir laboratório e casa de partos no centro de Petrolina para humanizar a saúde

Foi dado o primeiro passo para a construção de um complexo de saúde com laboratório de análises, central de diagnósticos, CAPS e casa de partos em Petrolina. O prefeito Miguel Coelho, o senador Fernando Bezerra e o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União, Felipe Ferreira Lima, assinaram nesta segunda-feira (16) o termo de doação de um terreno do Governo Federal para a gestão municipal construir os quatro equipamentos públicos.

O lote de 9.200 metros quadrados fica situado na rua José Maniçoba, no Centro, ao lado da OAB. A localização é, portanto, estratégica pois fica próxima a hospitais como o Dom Malan e da Secretaria de Saúde. “Não tínhamos à disposição um terreno da prefeitura que pudesse abrigar esses equipamentos numa área tão privilegiada. Agora, vamos iniciar a tramitação legal e já no segundo semestre queremos dar a ordem de serviço para iniciar as obras dessa estrutura tão importante para a cidade”, explicou o prefeito.

Quando estiver pronto, o novo complexo vai contribuir para reduzir alguns dos problemas de atendimento na saúde pública da cidade. O laboratório de análises clínicas e o centro de diagnósticos por imagem vão acelerar os procedimentos e reduzir custos. Atualmente, a Prefeitura contrata empresas para esses serviços. Com os dois equipamentos, serão feitos de forma mais ágil exames de mais de mil tipos, como sangue, urina, biópsia, hormonais, coração e raio-x.

No complexo também será construída uma unidade para realizar até 150 partos normais de baixo risco. Será a primeira casa de partos pública 24 horas em Petrolina e irá ajudar a desafogar o Hospital Dom Malan.

Por fim, será erguido um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) no terreno cedido. A unidade será destinada a 300 pacientes adultos com transtornos mentais. Hoje, a prefeitura disponibiliza este serviço em uma casa alugada.

Ascom

Deixe seu comentário