Prefeitura inicia trabalhos do projeto Ilha do Vinho

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemO secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, acompanhado do engenheiro agrônomo Wedson Miranda, visitou nesta quinta-feira (11), o local onde está sendo desenvolvido o Projeto Piloto Ilha do Vinho, na Ilha do Massangano, em Petrolina. O projeto tem como objetivo ensinar as pessoas da comunidade o manuseio do plantio de uvas isabel, para a produção de sucos e vinhos populares (suaves), e ressaltar o potencial econômico da agricultura familiar na localidade.

De acordo com o secretário o projeto está em processo de implantação das espaldeiras, para que na semana seguinte, seja feita a instalação do sistema de irrigação. “Esse processo é importante para a próxima fase, onde provavelmente no inicio de Janeiro, estará sendo realizado a plantação das mudas de uva, que já estão brotando no viveiro”, ressaltou.

A ideia da ilha do vinho, segundo Newton, é do prefeito Julio Lossio, que sabendo das dificuldades de cultivar hortaliças devido a proliferação das tiriricas, pensou em um meio de encontrar viabilidade econômica para os agricultores familiares da ilha, que buscam fora da sua comunidade, empregos. “Procuramos algo que associasse viabilidade econômica e o turismo, pois como todos sabem o enoturismo está em ascensão. O Vale do São Francisco tem crescido muito com a uva e o vinho, então pensamos na implantação de uma pequena área de uva na ilha, que acrescenta valores ao projeto, da instalação e de uma agroindústria de beneficiamento da uva na Ilha do Massangano”, declarou.

Ainda segundo Newton, esse projeto possibilita vantagens ao pequeno agricultor, já que a produção é de fácil manuseio e o custo econômico é baixo, o que permite que o agricultor produza uva para suco, mesmo com pouca certificação, e também por ser uma produção que exige pequena mão de obra, uma família pode trabalhar na terra em uma área com um hectare, por exemplo.

Outros benefícios

A exploração de uma agroindústria de beneficiamento da uva será um incremento financeiro e um incentivo à agricultura familiar, já que esses trabalhadores poderão atuar no sistema agrícola, como produtores rurais. Fortalecidos pelo cooperativismo irão se organizar e transformar a economia local, que não será apenas proveniente da piscicultura, mas também da produção de frutas, geleias, vinhos e sucos.

A implantação da unidade agroindustrial permitirá que todo excedente da fruta seja processado e transformado em produtos, dentro dos padrões de qualidade que o mercado exige, para a comercialização dentro e fora do Estado.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário