Prefeitura Municipal de Petrolina lança Programa Saúde nas Escolas

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Petrolina reuniram-se, na manhã de ontem (15), no Centro de Estudos da Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP), para o lançamento do Programa Saúde nas Escolas (PSE). O evento, que contou com a participação da secretária de educação, Célia Regina Carvalho, e do coordenador de Promoção à Saúde da SMS, Silvoney Junior, é mais uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o prefeito Julio Lossio, com a finalidade de integrar saúde e educação, buscando proporcionar relações saudáveis de aprendizado aos alunos da rede municipal.

O Programa possibilitará a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico e o tratamento de doenças, através de uma busca ativa dos pacientes nas escolas da rede municipal. “A iniciativa é inovadora para a região, pois busca integrar áreas de conhecimento. Trabalhar a educação e a saúde de forma intersetorial e continuada vai facilitar e dinamizar o ensino em Petrolina”, afirmou a secretária de Educação, Célia Regina.

Dividido em três componentes a serem aplicados durante o período letivo de 2012, o ‘Saúde nas Escolas’ vai promover, em um primeiro momento, a avaliação clínica e psicossocial das crianças, através da triagem auditiva, oftalmológica e nutricional; o segundo componente será constituído pela realização de ações práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças, nas quais serão abordadas questões de segurança alimentar e incentivo à alimentação saudável; e, por fim, o terceiro aspecto envolve a capacitação dos profissionais da educação e da saúde.

Para o coordenador de Promoção à Saúde, Silvoney Junior, o Programa integra as duas secretarias na construção de uma educação de qualidade em Petrolina. “A partir do Programa Saúde nas Escolas os problemas de saúde rotineiros apresentados em crianças serão detectados em um período ágil para o tratamento. Isso permite a ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola, pois não precisarão se afastar do ambiente escolar para buscar informações ou tratamento de saúde”, explicou.

Também estiveram presentes no lançamento a psicóloga Tarcia Ferraz, a cirurgiã-dentista Malvina de Souza e a Agente Comunitária de Saúde, Luzineide Souza.

Fonte: Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário