Prevenção: evento da prefeitura realiza mais de 750 testes de hepatites virais em Petrolina

Cerca de 200 pessoas compareceram ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Petrolina durante esta sexta-feira (27), para a ação que marcou o Dia Mundial das Hepatites Virais, promovida pela Prefeitura de Petrolina. O evento contou com a realização de testes rápidos e aplicação de vacinas contra a hepatite B.

Foram feitos mais de 750 testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis; destes, 16 deram positivos para sífilis e 1 para hepatite B. As 17 pessoas que tiveram doenças confirmadas foram encaminhadas ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) para receber orientações e iniciar os tratamentos necessários.  Já na área da Imunização, foram aplicadas 130 doses da vacina.

O coordenador do CTA, Miguel Santos, comemorou o sucesso do evento. “Quando iniciamos a divulgação, o convite à população, nós não imaginávamos que teria tanta gente. Que bom conseguir alcançar um grande número de pessoas, orientando sobre a importância de realizar os testes, de se imunizar contra as hepatites, que são doenças  graves e silenciosas”, destaca.

CTA/SAE

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Petrolina funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, realizando testes rápidos gratuitos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis: HIV, Hepatites B e C e Sífilis, além da dispensação de preservativos femininos, masculinos e lubrificantes. Paralelo ao serviço do CTA funciona o Serviço de Assistência Especializada (SAE), que auxilia no tratamento dos pacientes que possuem algumas dessas doenças.

O órgão conta com infectologista, ginecologista, assistente social, psicólogo, técnicos de enfermagem e farmácia para entrega de medicamentos. O CTA/SAE está situado à Rua Joaquim Nabuco, S/N, em frente ao Hospital Dom Malan/IMIP.

Ascom

Deixe seu comentário