Profissionais da UPAE/IMIP de Petrolina recebem treinamento sobre Segurança do Trabalho em Altura

A equipe de segurança do trabalho e os profissionais da manutenção da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participaram, nesta terça e quarta-feira (10 e 11), de um treinamento sobre Segurança do Trabalho em Altura. A iniciativa conta com a parceria da MEDICAT, empresa de medicina do trabalho que presta serviço à UPAE.

De acordo com a Norma Regulamentadora Nº 35, que dispõe sobre o trabalho em altura cabe ao empregador promover um programa para capacitação dos trabalhadores. “Na UPAE nós realizamos esse treinamento de dois em dois anos, com carga horária de 16h, e um vasto conteúdo programático teórico e prático”, ressalta a coordenadora administrativa, Edna Queiroz.

De acordo com o orientador do curso, Sérgio Rodrigues, a empresa que oferece o curso estabelece uma rotina profissional dentro das normas do Ministério do Trabalho para toda e qualquer atividade que envolve o risco de queda. “Com esse cumprimento a UPAE está certificada e os trabalhadores também [desde que aprovados na prova escrita e prática]”, garante.

Salvo se houver mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho; evento que indique a necessidade de novo treinamento e retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias, o curso só precisará ser repetido em 2020. “A UPAE segue todas as normas regulamentadoras, respeita os prazos e preza pela saúde e segurança do trabalhador em todos os aspectos. Esse é apenas um bom exemplo disso”, acredita o técnico em segurança do trabalho, Ítalo Castro.

Ascom

Deixe seu comentário