PT E PMDB RELANÇAM CHAPA DILMA-TEMER

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Amanhã (06.nov.2012) está programado um jantar no Palácio da Alvorada entre as cúpulas do PT e do PMDB. A presidente Dilma Rousseff será a anfitriã e também deve estar presente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O tradicional drive político da semana traz a lista dos principais eventos nos próximos dias. O encontro desta terça-feira deve produzir dois recados públicos principais.

Primeiro, o PT deixará claro que deseja manter a aliança com o PMDB no plano nacional. Ou seja, repetir em 2014 a chapa Dilma Rousseff, presidente, e Michel Temer, vice-presidente. Como se sabe, Dilma é do PT. E Michel Temer, do PMDB.

Trata-se de um movimento importante na engenharia política brasileira. Na prática, será o lançamento já da chapa Dilma-Temer para 2014. É uma tática simples: ocupar os espaços antes que outros o façam.

PT e PMDB querem debelar ao máximo os boatos sobre um possível rompimento por causa do desempenho de outros partidos nas eleições municipais. Em Brasília, a grande especulação é sobre o poder emergente do PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Em tese, Campos poderia desejar –e parte do PT disposta a ceder– uma troca na chapa presidencial de 2014. Sairia o PMDB (Michel Temer) e entraria o PSB (com Eduardo Campos). O jantar de amanhã no Alvorada tentará enterrar essa hipótese. Pelo menos, por ora.

O segundo recado importante do jantar de amanhã é mais imediato: a reafirmação do acordo entre PT e PMDB a respeito do comando das duas Casas do Congresso, cuja eleição será em 1º de fevereiro de 2013.

Para os congressistas, esses cargos são relevantíssimos. Por quê? Porque são os presidentes da Câmara e do Senado que determinam as agendas de votação nas duas Casas. Definem se deixam ou não CPIs andarem para a frente. Ou se podem prosperar por ali eventuais pedidos de impeachment.

Dilma e o PT estão sendo pressionados pelo PMDB para que declarem, já nesta semana, apoio aos nomes dos políticos que vão comandar o Congresso no próximo biênio (os mandatos são de 2 anos).

A cúpula do PMDB que o apoio explícito de Dilma e do PT para o deputado Henrique Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, que é candidato a presidente da Câmara. E para Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, para presidir o Senado…

Fonte: UOL

 

Blog do Banana

Related Posts

4 comentários

Financista 6 de novembro de 2012 - 21:15

Não entendi porque não publicou meu comentário.
Poderia me explicar?

Responder
Eu 6 de novembro de 2012 - 12:48

Dilma denovo com o 15 de vice e ponto final.

Responder
wt.ramos@hotmail.com 6 de novembro de 2012 - 8:56

A CHAPA AECIO NEVES E EDUARDO CAMPOS , VAI SER LANÇADA PARA ENFRENTA-LOS.
VAMOS VER O QUE VAI DAR!.

Responder
jeremias cabral 5 de novembro de 2012 - 20:00

Banana
Enquanta Lula, Dilma e Temem se reunem no Palácio da Alvorada para freiar os passos de Eduardo Campos, o Secretário de Agriculrura Ranilson Ramos anuncia que em Pernambuco
morrerão oitocentos animais em nosso Estado. Temos coisa mais sério para nos preocupar
como a maior seca dos últimos cincoenta anos e os constants apagoes

Responder

Deixe um comentário