Quarto LIRAa de 2012 registra baixo risco para a dengue em Petrolina

Realizado entre os dias 02 e 06 de julho, o quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegyti (LIRAa) de 2012 registrou um índice de 0,9% para infestação predial do mosquito vetor da dengue em Petrolina. O número, considerado de baixo risco de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, caiu em relação a última pesquisa, obtendo uma redução de 10%.

A pesquisa, realizada pela equipe da Gerência de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), é responsável pela produção dos indicadores utilizados como instrumento de identificação das áreas de risco para a ocorrência da Dengue no município. “A partir desta semana iniciaremos as medidas de controle do mosquito, intensificando e direcionando as nossas ações para prevenir possíveis ocorrências de epidemia da doença”, afirmou o gerente de Endemias, Jailson Araújo, ressaltando que a população precisa trabalhar junto com a SMS para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Bairros como Cosme e Damião, Quati e João de Deus, onde foram encontrados os índices de infestação predial mais elevados, contarão com atenção especial. Após cada Levantamento, a SMS aciona as Secretarias de Infraestrutura, Ordem Pública e Educação, que dão suporte às ações da Gerência de Endemias, priorizando a limpeza, fiscalização e ações educativas nas áreas mais vulneráveis.

Para esclarecer dúvidas e denunciar focos de criadouros, a população pode entrar em contato com a SMS através do e-mail (denguepetrolina@gmail.com) ou do telefone (87) 3864-0645 ou 3866-8559.

Ascom Prefeitura de Petrolina

Blog do Banana

Deixe seu comentário