Denúncia: Compesa joga esgoto sem tratamento em afluente do rio São Francisco

Moradores de Rajada entraram em contato conosco para denunciar um crime ambiental cometido pela Compesa naquela comunidade.  Os comunitários alegam que a Estação Elevatória de Esgoto de Rajada tem  jogado os dejetos do distrito no riacho do Pontal, que é um afluente do São Francisco.  

Pessoas ouvidas pelo blog disseram que quando  há problema na bomba que joga o esgoto na estação de tratamento localizada próximo ao riacho, o acumulo de resíduos é evacuado para o curso d ´água .

No local, foi possível observar  uma água com uma cor verde densa e peixes mortos.  Uma das fontes informou que patos  começaram a cegar depois que o despejo inadequado começou a ser efetuado devido a problemas técnicos dentro da Estação.

O governo federal implantou desde 2006 o programa de revitalização do rio São Francisco e seus afluentes. Uma da ações foi sanear todas os municípios  localizados na calha do rio, entre eles Petrolina.

Diante do fato,  fica o questionamento sobre o compromisso ambiental da Compesa. E, também, um pedido para  que as autoridades competentes, ministério público, inclusive,   possam tomar atitudes para combater este absurdo.

Deixe seu comentário