Representantes de Santana do Sobrado (BA) acompanham votação do projeto de emancipação de municípios em Brasília

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Centenas de representantes dos distritos brasileiros que buscam sensibilizar o governo federal por uma emancipação política e administrativa, tornando distritos em cidades. Estiveram na terça (27) em Brasília.

De acordo com informações,  o evento reuniu cerca de 2 mil pessoas. O estado da Bahia foi representado por distritos, como Santana do Sobrado, Taboquinhas, Itamaraty, Abrantes, Pilar, Acupe, Câmara Stela Boas, Vila do Café, Salobro, Junco, Caldas do Jorro, Salgadalha, Ibitira.

Durante o dia os emancipalistas caminharam da Catedral até o Congresso Nacional, onde se reuniram com deputados no auditório Nereu Ramos.

Já pela tarde, representantes do Emancipa Brasil se estiveram no gabinete do Presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia, que disse ser favorável a criação de novos municípios, mas  que. “Antes de colocar a votação em plenário, faremos uma análise das entrelinhas do projeto de Emancipação, porém nós decidimos que a votação do referido Projeto, está prevista para acontecer no dia 15 de maio”, frisou.

No auditório Nereu Ramos, o documento Emancipalista PLP 137/20 foi votado e aprovado por unanimidade em comissão especial. Com a aprovação unanime do projeto, o Hino Nacional foi cantado por todos que estavam no auditório.

O relator do projeto, Deputado Carlos Henrique Gaguim, disse que o projeto não gerará custos a união, pelo contrário, afirmou que as verbas serão apenas redistribuídas. O deputado disse ainda, que irá sugerir o plebiscito juntamente com as eleições de 2018, para que as novas cidades tenham eleições próprias, se possível em 2020.

Related Posts