Rodada de Negócios quer movimentar R$ 10 milhões durante a Fenagri 2012

Com a expectativa de gerar negócios da ordem de R$ 10 milhões através da comercialização de frutas nos mercados interno e externo, será realizada nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, a Rodada de Negócios “Comércio Brasil – Pedra de Comercialização”.

A Rodada, que faz parte da programação da 23ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2012, vai contar com representantes de redes de supermercados, atacadistas e distribuidores de diversos estados do Brasil, a exemplo de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de países como Espanha, Portugal, Rússia, Inglaterra, Holanda e Canadá.

Funcionando das 09h às 23h, o evento começa com uma inovação. Será realizada uma mesa redonda sobre a situação atual e futura do mercado hortifrutigranjeiro. Devem participar do encontro, empresas nacionais e internacionais que atuarão como empresas âncoras (compradores), e empresas/produtores agrícolas. Das 15 às 23h, a coordenação do evento reservou um espaço próprio e adequado às negociações para a realização dos encontros previamente agendados entre aqueles que querem vender e os que vieram comprar frutas, a exemplo de uvas, mangas, melões e cebola.

Segundo o coordenador da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco, Rodrigo Almeida Ferreira as expectativas são as melhores possíveis. “Prospectamos compradores em oito estados brasileiros, realizamos mais de 40 reuniões, além de visitas a redes de supermercados e centros de distribuição, tendo selecionadas 14 empresas com grande potencial de negócios. Estarão presentes também compradores do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco”.

O coordenador comemorou ainda a vinda dos compradores internacionais. “Somente para se ter uma idéia, uma única empresa âncora do Canadá tem a intenção de realizar negócios da ordem de 13 milhões de dólares, com produtores do vale do São Francisco, durante a safra de 2012. Além disso, fizemos bons contatos com o mercado exterior durante a realização da Fruit Logística, em Berlim-Alemanha e a vinda deles para a Fenagri 2012 foi viabilizada através de parceria entre a APEX, IBRAF, e SEBRAE-PE”, completou.

A Fengari 2012 é uma realização da Prefeitura de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e a Câmara de Fruticultura de Petrolina. A abertura acontece nesta quarta-feira (23) – com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas, o prefeito Julio Lóssio; ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e o secretário estadual da Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e vai até o dia 26 deste mês com a visitação das 18h às 23h. Além da Rodada de Negócios, consta ainda na programação, o espaço de exposição com 190 estandes, Salão da Pequena Produção, minicursos, oficinas e o Seminário, A Eficiência no uso dos recursos: perspectivas para a agricultura sustentável, que vai ocupar o auditório do Senai, das 8h às 17h na próxima sexta-feira (25).

 Fonte: Clas Comunicação

Blog do Banana

Deixe seu comentário