Ruas ornamentadas vencedoras do concurso receberam a premiação no último fim de semana

A avaliação do concurso de ruas ornamentadas, realizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, ocorreu entre os dias 17 e 20 de junho. A temática deste ano foi o Centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Muita criatividade e animação marcaram o concurso de ruas ornamentadas, onde todos os moradores enfeitaram as ruas e fizeram encenações, buscando representar da melhor forma o São João em sua comunidade na tentativa de atrair a atenção dos jurados.

Para a avaliação, foram convocados quatro jurados, entre eles: a arquiteta, urbanista e bailarina Sandra Guimarães, também organizadora do Mercado Cultural, nos festivais Aldeia do Velho Chico e Raiz e Remix; a pedagoga e poetisa Iramar de Oliveira, que já foi premiada diversas vezes em concursos de música, artes plásticas e contos; a petrolinense e pesquisadora da cultura popular, Elisabet Moreira; e o artista plástico e ilustrador, Sérgio de Sá. A Comissão julgadora foi escolhida de maneira que todos os quesitos analisados fossem avaliados de forma correta. 

“Foi gratificante ver o processo de manutenção da tradição junina, onde os moradores se organizaram por conta própria para ornamentar sua rua, com muita criatividade e animação”, comentou o diretor de cultura e organizador do concurso, Joedson Silva.

As ruas que participaram do concurso foram:

Bairro: José e Maria, Rua Moxotó – Arraiá Centenário Luiz Gonzaga.

Bairro: Terras do Sul, Rua Nove – Arraiá Deixa a Tanga Voar, o poeirão homenageia o Gonzagão.

Bairro: Dom Malan, Rua das Carmélias – Arraiá Terra Viva e Esperança.

Bairro: Quati 2, Rua João Augustinho Sobrinho – Arraiá Danado de Bom

Bairro: Loteamento Quati 1, Rua Quatro – Arraiá Numa Sala de Reboco

Bairro: Loteamento Quati 1, Rua Oito – Arraiá Nem se Despediu de Mim

Bairro: Atrás da Banca, Rua 1º de Maio – Arraiá Asa Branca

A Rua Nove do bairro Vila Marcela e a Rua Possídio Nascimento Coelho, do Centro, desistiram do concurso.

A Rua Quatro do Loteamento Quati I conquistou o primeiro lugar com o Arraiá Numa Sala de Reboco. O segundo lugar ficou com a Rua Rio Moxotó, do bairro José e Maria. E a terceira colocada foi a Rua das Camélias, do bairro Dom Malan.

As três ganhadoras receberam da Prefeitura de Petrolina, no último fim de semana (dias 22, 23 e 24), como prêmio, uma apresentação de Quadrilha Junina, com as vencedoras do 39º Concurso de Quadrilhas Juninas, além de uma apresentação de trio pé-de-serra, som e iluminação.

A premiação foi composta da seguinte maneira:

1º lugar: Dia 22 – Quadrilha Junina Arraiá Arrochuá, do Roçado e o Forró Guri Chorão, 20h

2º lugar: Dia 23 – Quadrilha Junina Danado de Bom e o grupo Amigos do Forró, 20h

3º lugar: Dia 24 – Forró Xaxado e Ednaldo Araújo e o Forró Tentativa, 18h30

Fonte: Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário