Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta do HDM/IMIP tem ajudado a diminuir o desmame precoce

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Criada em setembro de 2013 no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta tem ajudado a diminuir o desmame precoce dos filhos das trabalhadoras da saúde da unidade materno/infantil. É que neste espaço de conforto e privacidade, a mulher pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos devidamente esterilizados para, ao final do plantão, poder levá-lo para casa. Dessa forma, a mãe, que precisa voltar ao trabalho após o quarto mês de licença maternidade, garante a amamentação exclusiva do seu bebê até o sexto mês de vida.

As salas de apoio são uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Anvisa, que em 2010 lançaram uma nota técnica orientando a implantação do espaço em todas as empresas público e privadas, que tenham mais de 15 mulheres em idade fértil.  “Como Hospital Amigo da Criança e fundadores do 3º banco de leite de Pernambuco nós não poderíamos deixar de cumprir essa orientação. O nosso objetivo é garantir a amamentação exclusiva e apoiar as mães trabalhadoras”, ressalta a coordenadora médica do Biama, Flávia Helena Cavalvanti. 

Prestes a completar 4 anos de funcionamento, os resultados atribuídos ao projeto são muito positivos. “Nós não temos dados específicos da redução do desmame precoce. Mas, pelos relatos e pela procura pela sala de apoio nós podemos constatar que o espaço contribui significativamente para essa garantia”, ressalta Yane Cruz, enfermeira-gerente do Biama. Sobre a estrutura necessária para implantação, ela explica ser bem simples: “Basta ter uma pia para higienização das mãos e das mamas, uma cadeira confortável e um freezer para armazenamento do leite. Portanto, é um modelo que pode ser seguido por todas as empresas que desejarem”.

A técnica de enfermagem, Marlúcia Nunes, sabe bem a diferença que essa sala tem feito para o seu filho. “Se não fosse esse apoio eu já estaria desesperada. Mesmo contrária às recomendações eu já tentei introduzir todos os tipos de fórmula na alimentação do meu bebê e ele não aceita nada, apenas o leite materno. Então, no dia que estou de plantão, venho aqui e faço a ordenha. Ao final do expediente levo os vidrinhos para casa armazenados em um isopor, e esse leite é utilizado por ele no meu próximo plantão, quando estou ausente. Sem dúvida, esse apoio tem sido a minha salvação”, relata.

Assim como Marlúcia, todas as profissionais da saúde do Dom Malan podem utilizar a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, incluindo as terceirizadas e mulheres do administrativo. “Elas podem vir a hora que desejarem e a utilização vai depender do fluxo de leite da mãe. Algumas mulheres precisam esvaziar as mamas mais vezes e nós estamos aqui para orientar e auxiliar. O importante é que elas se sintam seguras para voltar ao trabalho, pois desenvolverão suas atividades profissionais sem deixar de lado o importante papel da amamentação”, explica Yane.

O espaço funciona no Banco de Incentivo ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan/IMIP (Biama), todos os dias da semana, incluindo feriados, 24h por dia.

Ascom

Blog do Banana

 

Related Posts

Deixe um comentário