Secretaria de Saúde de Petrolina inicia atividades em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Hepatite

A Coordenação Municipal do Programa Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina iniciou nessa segunda-feira (02), um cronograma de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado oficialmente em 28 de julho. Nesta semana, a equipe do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) estará na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, aplicando os testes rápidos para a triagem da Hepatite C em todos os internos da unidade.

No primeiro dia de atividade, cerca de 250 internos realizaram o teste e até sexta-feira esse número deve chegar a 1.200. “Estabelecemos uma parceria com o diretor da Penitenciária, José Ricardo de Azevedo, e montamos esta ação para promover uma grande busca ativa da doença”, relatou a coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Elizângela Araújo, explicando que existe uma grande incidência de hepatites virais na população carcerária.

O teste rápido funciona como triagem para a verificação da presença de anticorpos. Caso o seu resultado seja positivo, o paciente é encaminhado para a consulta com o hepatologista do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE), que solicita os exames necessários para o diagnóstico da hepatite. “Estou aqui há 11 anos e pela primeira vez estou fazendo esse teste. Para a gente é muito bom porque pode descobrir logo se tem essa doença e se tratar”, declarou o interno José Domingos.

De acordo com o supervisor de saúde da Penitenciária, Osmiro João de Brito Neto, a parceria contribui para a ampliação das ações de atenção à população carcerária. “Seria interessante esse tipo de parceria também com outros órgãos, além da Secretaria de Saúde, pois mesmo estando presas essas pessoas também precisam de cuidados”, declarou.

A programação elaborada pela SMS prevê ainda, até o final de julho, um seminário sobre hepatites virais para profissionais de saúde do município, a disponibilização do teste rápido em outros espaços e intervenções educativas.

HEPATITE C – é uma doença causada por um vírus e transmitida, principalmente, pelo sangue contaminado. Ela é assintomática na maioria dos casos, o que acaba dificultando o seu diagnóstico.

Ascom Pefeitura de Petrolina

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário