Telefônica tem cinco meses para melhorar telefonia fixa, diz Anatel

Única operadora a não ser punida com a suspensão de vendas de novas linhas de celulares, a Telefônica Vivo entrou na mira da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pelo serviço de telefonia fixa oferecido pela empresa.

A agência que regula as telecomunicações no país quer que a Telefônica Vivo reduza em 40% o número de interrupções no serviço de telefonia fixa no Estado de São Paulo.

ATelefônica Vivo disse que não vai se posicionar sobre o assunto.

 De acordo com despacho publicado pela Anatel na tarde desta sexta-feira, a empresa terá cinco meses para “ressarcir os créditos dos usuários afetados pelas interrupções, independentemente de solicitação e da quantidade de assinantes atingidos”.

 Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 20 milhões.

 A decisão, publicada pela Superintendência de Serviços Públicos da Anatel, foi adotada devido ao aumento da quantidade de interrupções ocorridas nos últimos anos.

 A meta para redução de interrupções deve ser atingida pela empresa entre 1º de agosto e 31 de julho de 2013.

 A empresa deve apresentar à Anatel um relatório mensal, até o dia 15 de cada mês, com as ações realizadas e os resultados alcançados. Deverá incluir, também, a comprovação dos resultados.

TELEFONIA MÓVEL

 Na quarta-feira (18), a Anatel puniu, de uma só vez, três das maiores operadoras de telefonia móvel no país –TIM, Oi e Claro.

 A medida, que passa a valer a partir da segunda-feira (23), foi uma resposta da Anatel ao aumento das reclamações dos consumidores quanto ao serviço junto ao órgão oficial. As operadoras ficam obrigadas a apresentar um novo plano de investimentos, em até 30 dias, para melhoria da rede, da infraestrutura e do teleatendimento.

 Caso descumpram a decisão, o valor da multa diária é de R$ 200 mil.

 Apenas uma operadora foi suspensa por Estado. A TIM foi punida em 18 Estados e DF, a Oi, em cinco, e Claro, em três.

 O serviço de telefonia móvel da Vivo não foi afetado, pois a agência considerou que nos últimos meses a operadora não apresentou piores indicadores de infraestrutura e de reclamação dos clientes –mas ela deve igualmente apresentar um plano de melhorias nos serviços de sua rede móvel no mesmo período.

 O mesmo procedimento foi solicitado à CTBC e à Sercomtel.

Fonte: Folha.com

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