Terapia Ocupacional é destaque na UPAE/IMIP de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Entre as diversas especialidades médicas e não médicas que a atenção especializada da UPAE/IMIP de Petrolina disponibiliza muitas merecem destaque, entre elas o serviço de Terapia Ocupacional oferecido pela TO Daniela Monteiro.

A especialidade cuida da prevenção e do tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

“O Terapeuta Ocupacional busca devolver as funções perdidas do indivíduo. Por exemplo, um paciente sequelado de hanseníase, que ficou com a mão em garra. Através da TO, nós conseguimos fazer com que os movimentos da mão sejam restabelecidos e esse paciente volte a segurar objetos. Ou seja, a força e a função de pinça da mão são retomadas, isso sem falar da questão social, pois, a reabilitação promove a inclusão”, esclarece Daniela.

Há carência deste profissional em todos os estados brasileiros, ainda mais se tratando do serviço público de saúde. Por isso, a oferta desta especialidade na UPAE torna-se tão especial. “A função do Terapeuta Ocupacional ainda é um pouco desconhecida pela maioria da população. Mas, este é um profissional extremamente importante, que deve fazer parte das equipes multiprofissionais de saúde”, ressalta.

Com profissionalismo e dedicação, Daniela foi ocupando seu espaço e já ganhou a simpatia dos colegas de trabalho e usuários. “A nossa TO é muito dedicada e tem feito um excelente trabalho, que precisa e merece ser divulgado. Além de ser bastante empática e competente, ela tem desenvolvido materiais próprios para trabalhar com os pacientes e esse é um grande diferencial”, garante a coordenadora de enfermagem Grazziela Franklin.

Para ter acesso à terapia oferta pela UPAE é preciso seguir o fluxo da rede de saúde, que tem como porta de entrada a atenção básica. Dessa forma, as primeiras consultas são marcadas pelas secretarias de saúde da VIII Regional com o encaminhamento dos postos.

Ascom

Related Posts