Trabalhadores rurais e agricultores protestam contra mudanças na aposentadoria

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemCerca de 1500 pessoas, entre trabalhadores rurais e da agricultura familiar, e integrantes de movimentos sociais em Petrolina-PE, estiveram nesta quinta-feira, 16, protestando contra as mudanças na previdência social propostas pelo governo federal e que irão atingir diretamente essa parcela da população.

Segundo o vereador e integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dormentes, Gerônimo do Sindicato, os trabalhadores estão unidos nessa luta. O protesto ocorreu durante quase toda a manhã em frente à Agência da Previdência Social de Petrolina, localizada no centro da cidade.

“O nosso movimento é contra o corte de direitos adquiridos como a aposentadoria. Essa reforma da Previdência não será nada boa para gente. Uma pauta que ganhou força no governo interino de Michel Temer (PMDB) que quer aproveitar o momento para fazer essas mudanças que só prejudicam a nós. Essa luta é nossa”, confidenciou Gerônimo.

O sindicalista afirmou que uma das mudanças prejudiciais aos trabalhadores rurais e aos agricultores familiares é o desmembramento do salário da aposentadoria rural do salário mínimo. “Querem desmembrar o salário mínimo da aposentadoria rural, mexendo ainda com a questão de outros direitos também, como auxílio doença, auxílio maternidade.  Uma proposta que existe desde 2007 e que foi barrada pelos movimentos sociais e amos barrar novamente”, assegurou Gerônimo do Sindicato.

Conforme Gerônimo, a matéria põe em risco também a existência da agricultura familiar. “Estão ponto ainda em risco a regulamentação da agricultura familiar e isso não iremos permitir. Estamos atentos e faremos quantas manifestações forem necessárias para barrar”, concluiu o sindicalista do STR dormentense.

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário