UPAE e HDM comemoram Dia do Assistente Social

A data de 15 de maio é conhecida – desde 1962 (ano de regulamentação) – como o Dia do Assistente Social. A celebração abrange todos os profissionais da área e tem como objetivo dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. Todo ano, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) trabalha um tema pré-escolhido com a proposta de reforçar esse alerta.

Na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, hoje foi o dia de refletir sobre as mudanças da profissão ao longo dos anos e pensar nas contribuições com relação ao combate à desigualdade e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, inclusive com relação à assistência a saúde.

E falando em saúde, vale destacar que essa foi a área que mais absorveu o profissional de Serviço Social no Brasil. A partir do Movimento de Reforma Sanitária, com a Constituição Federal de 1988 e a criação das leis orgânica da saúde, o assistente social passou a ter maior importância na área da saúde, sendo chamado, principalmente, para compor equipes de trabalho multiprofissionais, como acontece na UPAE e no HDM.

Para continuar essas e outras discussões, a UPAE realizará o seu I Encontro de Serviço Social, no próximo sábado (19), das 8 às 12h. As inscrições já foram encerradas com lotação máxima e o evento promete um debate enriquecedor.

Ascom

Deixe seu comentário