UPAE e HDM/IMIP de Petrolina registram carnaval tranquilo

Durante o período da folia de momo (de 09 a 14.02) as unidades estaduais geridas pelo IMIP em Petrolina registraram um total de 1.672 atendimentos, sendo 1.289 na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e 383 no Hospital Dom Malan. Não houve registro de nenhum óbito relacionado ao carnaval.

Os números comprovam a redução dos atendimentos registrados em todo o estado, mantendo a tendência dos anos anteriores. Isso também reflete um carnaval de relativa tranquilidade para os serviços de urgência e emergência clínica/odontológica e materno/infantil.

Detalhando melhor os dados, na UPA 24hs de Petrolina, por exemplo, visualiza-se que a maior demanda foi para a clínica médica, com 1.227 atendimentos, seguida pela quantidade de procedimentos, com 190 registrados – incluindo suturas, raios-X e eletrocardiograma – e 62 atendimentos odontológicos. Já no HDM, quase 100% dos registros foram contabilizados na urgência e emergência.

“Assim como na nossa rotina diária, estivemos durante todo o período carnavalesco com os nossos serviços de urgência e emergência funcionando normalmente, inclusive com a escala de profissionais completa para dar o melhor suporte possível à população”, ressalta o coordenador médico da UPAE, Elson Marques.

Para o superintendente do Dom Malan, Etiel Lins, o balanço também é visto como favorável: “Somos uma unidade materno/infantil de alto risco e temos dado prioridade aos casos classificados pelo Ministério da Saúde como amarelo [urgente] e vermelho [emergência]. Mas, também buscamos acolher a demanda da população em períodos sazonais. Fazemos parte da rede de saúde de Pernambuco e atuamos como parceiros”.

O trabalho em conjunto mostra que a estrutura montada para o carnaval em Pernambuco funcionou em perfeita sintonia e de forma ordenada, garantindo o objetivo de assegurar a assistência adequada aos foliões.

Ascom

Deixe seu comentário