Vereador Alvorlande Cruz defende menos conversa e mais ação para proteger o Velho Chico

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

DSCN0013Um dos vereadores presentes à audiência pública que discutiu a revitalização do Rio São Francisco, na Câmara de Petrolina nesta sexta-feira, dia 14, o vereador Alvorlande Cruz, do PRTB, parabenizou o autor da discussão em primeiro lugar, o colega vereador José Batista da Gama, PDT, mas aproveitou para fazer algumas criticas na forma como a situação do rio vem sendo tratada. Na opinião dele, a proteção do rio só não avança mais porque a briga politica entre poderes tem atrapalhado os avanços. Segundo Alvorlande não adianta muita conversa sem ação..

“Faço aqui uma critica. Para mim esse é um problema político, social e educacional. Essa causa é de todos. Se precisa é acabar com esse palanque. Estado e município devem se unir na proteção do nosso Velho Chico”, afirmou. O vereador cobrou também maior envolvimento de outras instituições como a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape)..

“Quero ver um maior envolvimento da Univasf que tem dado a sua contribuição á região, mas não basta só formar profissionais e colocar no mercado. A Facape da mesmo forma. Vamos promover essa união em defesa do nosso rio São Francisco”, acrescentou Alvorlande.

O vereador destacou ainda o investimento de mais de R$ 60 milhões, recursos do governo federal repassados via Codevasf para que a Compesa construa a nova estação de tratamento de esgotos da bacia central de Petrolina que tratará os dejetos antes de escoar para o São Francisco. Alvorlande citou também a importância de se cumprir a determinação do novo Código Florestal que proíbe construções próximas à margem do rio.

“O cumprimento do novo Código Florestal, já ajudaria e muito a evitar mais agressão ao Velho Chico. É necessário se aplicar o Código da forma que a lei obriga em áreas urbanas”, esclareceu o vereador que integra a bancada do governo municipal na Câmara.

Alvorlande alertou ainda sobre a concessão de licenças ambientais. “Peço a AMMA (Agência Municipal do Meio Ambiente) que seja dura com as licenças ambientais. Vamos trabalhar em conjunto. Temos que estar integrados para proteger o Velho Chico”, frisou.

No final da audiência pública foi gerado um documento que será enviado aos aos ministérios e demais órgãos e deverá chegar também nas mãos da presidente Dilma Rousseff.

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

IVAN LOPES 16 de novembro de 2014 - 9:38

eu como liderança comunitaria,so queria saber o que e isto mesmo
cubape,pois se não me salvo engano temos uma federação responsavel por todas as associações de petrolina.e esta ai e dos bairros de cuba?

Responder

Deixe um comentário