Médicos residentes são recepcionados pelo prefeito Julio Lossio‏

Durante a tarde da última terça-feira (13), 17 médicos residentes receberam as boas-vindas do prefeito Julio Lossio e da Secretária de Saúde, Lucia Giesta, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião, os profissionais conheceram as inúmeras ações, projetos e programas da Rede Municipal de Saúde em Petrolina e os seus desenvolvimentos e avanços no município. O encontro reuniu também o diretor médico e o diretor administrativo do Hospital de Urgência e Traumas (HUT), Dr. Ricardo Pernambuco e Cleiton Paz, respectivamente, e ainda, o coordenador da residência de medicina, família e comunidade da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Dr. Isaías Francisco.

O evento, que objetivou um estreitamento de laços entre a SMS e os profissionais, foi iniciado com apresentação de cada residente, e logo após, houve a exibição de slides pela secretária de Saúde que demonstrou a Rede de Atenção à Saúde do município de Petrolina, os serviços que são ofertados na Atenção Básica, Média e Alta complexidade; apresentação do Projeto de Gestão do Atendimento Multiprofissional Especializado (AME), entre outros. “Temos avançado em muitos setores da saúde, em melhoria de estrutura física, de equipamentos e em qualificação dos servidores. Fico feliz em receber hoje mais 8 R1 e saber que nosso projeto de acolher os residentes de Medicina Família e Comunidade, iniciado em 2010, foi acertado, ampliamos em 2011 e agora em 2012 temos na Rede R1, R2 e preceptores,” afirmou Lucia Giesta.

De acordo com o preceptor de residente médica, Aristóteles Cardona Júnior, a oportunidade de conhecer a realidade e o funcionamento da SMS permite um melhor trabalho. “Já estou aqui em Petrolina há dois anos e percebo o quanto a saúde tem priorizado os atendimentos médicos, avançando de uma forma geral. Encontros como esse possibilitam um maior aprofundamento da Rede Municipal de Saúde e isso nos auxilia no desenvolvimento do nosso trabalho”, afirmou.

O prefeito Julio Lossio recepcionou todos os profissionais e divulgou as melhorias que o município está realizando na área de saúde. “Atualmente, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão fazendo um cadastro ‘Busca Ativa’ de toda a comunidade que possui baixa renda para inseri-las no Programa Petrolina Cidadã. Já conseguimos aprovação de recursos para a construção de 15 AME’s no município, e dentre essas já entregamos três, temos 3 sendo finalizadas e outras com obras iniciadas. Além disso, colocamos uma unidade de saúde móvel para atender a áreas mais distante do Centro e estamos direcionando outras ações na saúde que contemplem nosso município. Desejo-lhes boa sorte e sejam bem-vindos a aprender mais e a somar no desenvolvimento da nossa saúde”, expressou.

Os 17 residentes serão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros da Areia Branca, Dom Avelar, José e Maria, Cohab VI (Massangano) e Centro (HUT).

Texto: Élida Maria

Texto: Marcizo Vitor

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário